Novos docentes conhecem estrutura da graduação e ações formativas

Encontro reuniu cerca de 40 professores na Estação Ecológica nesta quarta-feira, 31

Novos docentes foram recebidos na Estação Ecológica
Novos docentes foram recebidos na Estação Ecológica Foto: Foca Lisboa | UFMG

Cerca de 40 novos docentes da UFMG foram recebidos nesta quarta-feira, dia 31, em encontro organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Durante o evento, que ocorreu no Espaço VOA, na Estação Ecológica da UFMG, os professores conheceram as mudanças em curso na graduação nos últimos anos, a estrutura da Prograd e as ações formativas do GIZ.

“A UFMG está completando 96 anos, e os últimos anos têm sido de muitas transformações na graduação”, destacou o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira. Ele lembrou que, durante a implementação da Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), houve expressivo aumento de vagas nos cursos de graduação, principalmente no período noturno, e falou das mudanças provocadas pelas políticas de ações afirmativas, como o bônus e a Lei de Cotas.

Ele também apresentou o GIZ, lembrando que se trata de um tipo de espaço de que poucas universidades do país dispõem. “É uma estrutura para pensar a formação de professores para o ensino superior”, enfatizou.

“Buscamos cada vez mais fazer uma articulação com cada um de vocês”, disse a  diretora do GIZ, Bréscia Nonato, ao discorrer sobre as atribuições e atividades da Diretoria e as ações promovidas para os novos professores. Ela falou em especial sobre o funcionamento do Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior (Labdocências). “As atividades do GIZ são, também, um espaço para que os professores possam aprender uns com os outros”, explicou.

.
Ayran Nicodemo, da Escola de Música: universo amploFoto: Carol Carvalho | Prograd UFMG

Acolhimento
“Essa iniciativa do encontro é muito boa e essencial porque a Universidade é universo muito amplo, com muitas diretorias e pró-reitorias”, declarou Ayran Nicodemo. Vinculado ao Departamento de Instrumentos e Canto da Escola de Música, ele iniciou sua carreira como professor efetivo no dia 12 de maio, depois de atuar mais de dois anos como docente substituto.

O professor relata que ficou muito feliz de conhecer melhor a estrutura da graduação e que, há pouco tempo, também teve a oportunidade de se inteirar sobre as atividades de extensão.

Graduada na Faculdade de Letras (Fale), onde também fez mestrado e doutorado, Bárbara Salviano, do Departamento de Letras-Libras, ingressou em junho de 2022 como docente. “Eu já conhecia a Universidade, já me sentia bem ambientada, mas é muito diferente estar aqui como aluna e voltar como docente. As informações que recebemos aqui hoje e, tenho certeza, o treinamento que receberemos agora estão inseridos em uma perspectiva de aprendizagem e também de acolhida”, avaliou.

.
Bárbara Salviano, da área de Letras-Libras: aprendizado e acolhida