Pesquisa e Inovação

Núcleo de História Oral da Fafich celebra 30 anos de fundação

Acervo reúne centenas de horas de entrevistas relacionadas a partidos políticos, sindicatos, imigrações e história das cidades, das elites urbanas e das universidades, entre outros temas

Gabriel Amato e Miriam Hermeto: história oral como método
Gabriel Amato e Miriam Hermeto: história oral como método Raphaella Dias / UFMG

De 11 a 13 de novembro, a Fafich recebe a segunda edição do Seminário História Oral: um lugar de interseções, promovido pelo Núcleo de História Oral (NHO) do Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP), em parceria com o Programa de Pós-graduação em História da UFMG. A programação do evento prevê mesas-redondas sobre diversos temas e reunirá debatedores de diferentes instituições e campos do conhecimento. Também inclui a realização de uma entrevista pública. A iniciativa comemora os 30 anos do Núcleo de História Oral, completados em 2019. 

Segundo a professora Miriam Hermeto, diretora do Núcleo há cinco anos e uma das organizadoras do seminário, tanto no evento quanto nas atividades de pesquisa, a ideia é fomentar a interdisciplinaridade das discussões, característica também presente na proposta do livro Alteridades em tempos de (in)certeza: escutas sensíveis (Editora Letra e Voz), que será lançado no encerramento do evento.

“O que une o trabalho feito no NHO é a metodologia de história oral, que compreendemos como uma ferramenta da área de Ciências Humanas, que abriga pesquisas com temas muito diferentes entre si, mas que dialogam por meio desse método”, pontua Miriam Hermeto. 

Os 30 anos do Núcleo de História Oral são abordados em matéria publicada na edição 2.079 do Boletim UFMG.