Ensino

Números do Enade 2017 indicam melhor desempenho geral da UFMG

Mais da metade dos cursos avaliados apresentaram evolução em três anos

Sala de aula no CAD 1:
Sala de aula no CAD 1: 85% dos cursos avaliados com conceito 5 ou 4Lucas Braga / UFMG

A maioria dos cursos da UFMG avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2014 e 2017 melhorou seus índices no ano passado, considerando-se o Conceito Enade, que é resultado do desempenho dos alunos de graduação na prova de questões de formação geral e de componentes específicos. 

Vinte e cinco dos 44 cursos mereceram Conceito Enade Contínuo mais alto em 2017. Os resultados foram divulgados na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Conceito Enade Faixa, 22 cursos receberam 5 (conceito máximo) frente aos 19 em 2014. Veja a tabela.

“A maior parte dos cursos avaliados nesse ciclo (85%) tem conceito 5 ou 4, valores que atestam a alta qualidade dos cursos da UFMG”, afirma a diretora de Avaliação Institucional, professora Viviane Birchal. Foram avaliados, em 2017, 45 cursos, mas a Licenciatura em Letras/Inglês não havia sido incluída na edição de 2014.

De acordo com Viviane Birchal, o Conceito Faixa 3 indica qualidade satisfatória, e o Conceito 2 indica necessidade de maior atenção ao processo formativo. “Em todos os casos, porém, os resultados do Enade devem subsidiar a reflexão dos colegiados e dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs)”, diz.

O Inep divulgou também o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que espelha a comparação dos resultados do Enade, realizado pelos concluintes dos cursos de graduação, com os resultados desses mesmos estudantes no Enem. Segundo a diretora de Avaliação Institucional, instituições de intensa concorrência, como a UFMG, cujos alunos ingressam com notas altas, tendem a obter IDD menor que o Conceito Enade. 

CPC e IGC
O Inep vai divulgar, em novembro, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que soma o Conceito Enade, o IDD e os resultados da Avaliação do Corpo Docente e do Questionário do Estudante.

Também no próximo mês, será anunciado o Índice Geral de Cursos (IGC), que alia a média dos CPCs aos conceitos da pós-graduação, avaliada pela Capes. Desde 2007, quando o IGC começou a ser calculado, a UFMG vem alcançando o conceito máximo, que é 5. A Universidade também recebeu Conceito Institucional (CI) máximo, igual a 5, no processo de recredenciamento realizado em 2017.

Mais informações sobre o Enade de estão na página do Inep.