Institucional

Nupad passa a oferecer resultados do teste do pezinho e de exames de pré-natal pela internet

A coleta do sangue para a triagem neonatal deve ser realizada entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê
A coleta do sangue para a triagem neonatal deve ser realizada entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê Denise Reis / Nupad

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) já podem consultar resultados do exame de triagem neonatal, conhecido como teste do pezinho, por meio do site do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina. O recurso também está disponível para pessoas que buscam resultados de exames de pré-natal para toxoplasmose realizados nas unidades básicas de saúde (UBS).

Os resultados dos exames dos recém-nascidos e das gestantes são disponibilizados eletronicamente em até 48 horas após a chegada das amostras aos laboratórios do Núcleo. As instruções de acesso (usuário e senha) são fornecidas pelas UBS onde as coletas são feitas.

A novidade deverá facilitar o acompanhamento das famílias em cada município, uma vez que os usuários poderão recorrer mais rapidamente às unidades de saúde após o acesso aos resultados.

O Nupad é o laboratório responsável pela execução do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG). Criado há 23 anos, a iniciativa é gerida pela Secretaria de Estado de Saúde e oferece gratuitamente a realização do teste em todos os recém-nascidos do estado.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 3409-8900 ou no site do Núcleo.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina