Notícias Externas

'Outra estação' mergulha no mundo dos vírus

Programa da Rádio UFMG Educativa explica o que são esses micro-organismos e por que eles causam tantas doenças

HIV, o vírus da Aids, infectando célula
HIV, o vírus da Aids, infectando célula NIAID I CC BY

A pandemia do novo coronavírus chamou a atenção para um universo de coisinhas mais do que minúsculas, mas com potencial enorme para fazer estragos: os vírus. Mas, afinal, o que são vírus? São seres vivos? Por que não conseguimos enxergá-los? Vírus se alimentam? E como eles se espalham?

O mundo dos vírus é o tema do programa Outra estação, da Rádio UFMG Educativa, nesta semana. As pesquisadoras do Laboratório de Vírus do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG Izabela Maurício de Rezende e Lívia Sacchetto respondem a uma série de questões. Elas explicam, por exemplo, a constituição do vírus, quantos vírus existem no mundo e o que diferencia um do outro.

O programa também busca esclarecer o que são os coronavírus e por que o causador da Covid-19 está sendo chamado de novo coronavírus. Ainda: o que há por trás das recomendações para combater o coronavírus? Como podemos levar os vírus para casa quando saímos? Por que lavar as mãos com água e sabão é uma poderosa arma para prevenção da transmissão? 

No segundo bloco, o programa discute o que se sabe até agora sobre a origem do coronavírus causador da Covid-19. Alimentadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltaram a circular, nos últimos dias, teorias da conspiração que afirmam que esse vírus foi criado por um laboratório chinês em Wuhan. Essas teorias, contudo, são desmentidas por evidências científicas. 

A professora do ICB Giliane Trindade e o professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Lahr explicam os estudos que já foram publicados sobre a origem do Sars-Cov-2, como ocorrem as mutações dos vírus e por que o coronavírus tem todo esse potencial para causar uma pandemia.


Para saber mais

Página do Laboratório de Vírus da UFMG
Estudo publicado na Nature Medicine sobre a origem do novo coronavírus (em inglês)
Estudo publicado na revista Cell sobre a origem do novo coronavírus (em inglês)
Site da UFMG com informações sobre o coronavírus

O coronavírus também foi tema de outros episódios do programa Outra estação: o 36 tratou dos impactos do vírus para a educação. O 35 abordou os impactos do vírus para a saúde e para o bolso das populações mais vulneráveis, como moradores de ruas e de favelas. O episódio 34 expôs os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) diante da pandemia. O 33 mostrou como a China conseguiu conter o vírus. O episódio 31, por sua vez, abordou as lições aprendidas com outras epidemias na história. 

Produção
O episódio 37 do programa Outra estação foi produzido por Beatriz Kalil e Paula Alkmin e é apresentado por Beatriz Kalil. Edição e coordenação de jornalismo são de Paula Alkmim, e os trabalhos técnicos, de Breno Rodrigues. 

O programa Outra estação vai ao ar às quintas-feiras, às 18h, com reprise às sextas, às 7h30. O conteúdo também está disponível nos aplicativos de podcast, como o Spotify.