Notícias Externas

Neoliberalismo é tema do programa 'Outra estação' desta semana

Especialistas ouvidos pela Rádio UFMG Educativa analisam, entre outros assuntos, as políticas econômicas do ministro Paulo Guedes

O ministro da economia Paulo Guedes é considerado ultraliberal por alguns especialistas
O ministro Paulo Guedes é considerado ultraliberal por alguns especialistas Marcelo Camargo I Agência Brasil

A palavra neoliberalismo voltou com força ao noticiário como uma espécie de síntese das reformas propostas pelo ministro da economia, Paulo Guedes, e para discutir os desdobramentos dos protestos que ocorrem há um mês no Chile. 

Mas, afinal o que esse termo significa? As políticas neoliberais funcionam ou não? Como elas impactaram a América Latina nos últimos anos? O programa Outra estação, da Rádio UFMG Educativa, apurou diferentes perspectivas sobre o tema com base em conversas com especialistas das áreas de economia, ciência política, história e direito.

O que é neoliberalismo?
A definição de neoliberalismo é bastante controversa. Para alguns especialistas, é uma doutrina que se desenvolveu principalmente a partir dos anos de 1970 e que retoma os princípios liberais de defesa da redução do Estado na economia. Para outros, o neoliberalismo não existe. É apenas uma forma pejorativa de se referir ao liberalismo. Diferentes visões coexistem até dentro de um mesmo Departamento de Economia. Dois professores da UFMG, Fernanda Cimini e Mauro Sayar, ajudaram a iluminar esse debate.

Para além das perspectivas econômicas, o programa buscou outros olhares sobre o tema e conversou com a professora Adriane Vidal Costa,do Departamento de História da UFMG, Giovani Clark, da Faculdade de Direito da UFMG, e Carlos Ranulfo, do Departamento de Ciência Política. 

Outro entrevistado desse bloco é Rodrigo Marinho, professor de direito e membro do Conselho Administrativo do Instituto Mises Brasil, fundação que se dedica a produzir e disseminar estudos econômicos e de ciências sociais de promoção dos princípios do liberalismo. 

Ouça o bloco 1 do programa

Neoliberalismo na América Latina

Protesto em Santiago, no Chile
Protesto em Santiago, no Chile, em outubro deste anoCarlos Figueroa I Wikimedia Chile I CC 4.0

Até que ponto os protestos que ocorrem há um mês no Chile estão associados à política neoliberal implantada no país, na década de 1970, pela ditadura do general Augusto Pinochet? Especialistas ouvidos nesse bloco tentaram responder a essa questão e fizeram um retrospecto das políticas neoliberais na América Latina. Outro entrevistado é o doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG Emmanuel dos Santos.

O caso do Brasil também é discutido nessa parte do programa, que, além de traçar um histórico da implementação de políticas neoliberais no país, promove uma discussão sobre as propostas do ministro da Economia, Paulo Guedes, e as perspectivas postas por elas nos próximos anos.

Ouça o bloco 2 do programa

Para saber mais sobre o tema

Instituto Mises Brasil
Imprensa e Poder Político no Chile. Dissertação defendida pelo pesquisador Emannuel dos Santos
Site da ONU sobre IDH
Índices econômicos do Chile disponibilizados pelo Banco Mundial
Artigo do professor da UFMG Giovani Clark sobre Washington Albino
Site do Banco Mundial com dados do Índice Gini 


Produção
O episódio 17 do Outra estação teve apresentação de Camila Meira, produção de Larissa Reis, Luana Lima e Camila Meira, trabalhos técnicos de Breno Rodrigues, edição e coordenação de jornalismo de Paula Alkmim.  

Outra estação explora, semanalmente, um tema de interesse social, buscando informações e conversando com pessoas que possam trazer contribuições sobre o assunto. Na Rádio UFMG Educativa (frequência 104,5 FM), o programa vai ao ar às quintas-feiras, às 18h, com reprise às sextas, às 7h30. Ele também está disponível nos aplicativos de podcast.