Notícias Externas

OBMEP cria modalidade para alunos do quarto e quinto anos do fundamental

Atualmente, prova é aplicada para alunos do sexto ao nono ano

Medalhas da Obmep, em 2012
Medalhas da Obmep, em 2012 Tânia Rego | Agência Brasil

O MEC, Ministério da Educação, anunciou que vai elevar o alcance da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A novidade será implantada ainda em 2018 e possibilita que estudantes do quarto e quinto anos do ensino fundamental também participem da competição. 

A ampliação da Obmep busca atender duas novas séries da educação, já que atualmente a prova é aplicada aos estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e todos os níveis do ensino médio. A modalidade dos estudantes de 4º e 5º anos do ensino fundamental vai seguir um modelo próprio, adotando um cronograma específico, que será aplicado em caráter experimental e deve ser aprimorado nas próximas edições. As provas serão disponibilizadas para as secretarias municipais de educação que se inscreverem e a responsabilidade por aplicar e corrigir as provas será das escolas. Já a entrega dos prêmios vai ficar a cargo do município. 

O teste deste ano já foi elaborado e será composto por vinte questões de múltipla escolha, com fase única, ao contrário do modelo vigente para os alunos do sexto ao nono ano e ensino médio, que é realizado em duas etapas. A previsão é de que a nova modalidade da Olimpíada seja realizada em outubro, com data ainda a ser definida.

ouca-a-reportagem-de-gabriele-alvares-16-08-2018.mp3