Notícias Externas

Obra de autor mineiro é reeditada após mais de 100 anos de publicação em folhetim

Escritor Avelino Fóscolo morreu há exatos 74 anos, em 29 de agosto de 1944

.
. Reprodução

Há exatos 74 anos, em 29 de agosto de 1944, morreu o escritor anarquista Avelino Fóscolo. Ele entrou para a história da literatura brasileira por ter sido o primeiro autor de um romance ambientado em Belo Horizonte: A Capital, publicado em 1903. 

Em 1914, o jornal anticlerical A Lanterna publicou a história No Circo, que foi dividida em 25 partes. Avelino, mesmo em sua velhice, tinha o desejo de publicar seu romance em livro, mas não conseguiu.

A professora Letícia Malard, da Faculdade de Letras da UFMG, encontrou, em um caderno guardado pelo filho de Avelino, a obra em 142 tiras coladas, com anotações a lápis feitas pelo próprio autor, que indicavam o interesse dele por uma nova impressão. 

Depois de mais de 100 anos da publicação em folhetim, No Circo ganha uma edição inédita em livro, pela Editora Entremares.

Nesta quarta-feira, 29, a professora Letícia Malard, que é autora de vários trabalhos sobre Avelino Fóscolo, falou sobre a descoberta e a obra reeditada em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

ouca-a-reportagem-de-gabriela-sorice-29-08-2018.mp3

O livro No Circo pode ser comprado no site da Editora Entremares

Produção de Larissa Fernandes, sob orientação de Hugo Rafael