Pesquisa e Inovação

Obra de Carolina de Jesus é tema de congresso sobre direito, psicanálise e literatura

'Quarto de despejo' vai inspirar reflexões sobre o racismo

Carolina Maria de Jesus:
Carolina Maria de Jesus: catadora de papel e escritoraEBC / Arquivo

A obra Quarto de despejo, da escritora mineira Carolina Maria de Jesus, descreve, em forma de diário, o cotidiano de uma mulher negra e pobre, favelada, catadora de papel, mãe solteira e escritora. Publicado em 1960, o livro foi traduzido para 13 idiomas e tornou-se best-seller, consagrando a escritora que sofreu com o racismo de seu tempo. 

A obra será o ponto de partida das leituras sobre o racismo, tema do 6º Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura, agendado para os dias 20, 21 e 22 deste mês. 

O evento é coordenado pelo professor Fábio Belo, do Departamento de Psicologia da UFMG, que destaca o seu caráter transdisciplinar, uma vez que reunirá especialistas das áreas do Direito, da Literatura e da Psicanálise. "Do ponto de vista jurídico, o tema [racismo] é fundamental, visto que há um genocídio da população negra no país. Do ponto de vista literário, é importante refletir sobre o silêncio imposto aos escritores negros da nossa literatura. E no caso da psicanálise, vale ressaltar que o racismo é umas das maiores perversões sociais contemporâneas e que não temos pesquisas e trabalhos desenvolvidos sobre racismo ou psicanalistas negros", analisa o professor. 

Um dos destaques do evento é a escritora Conceição Evaristo, uma das principais autoras da literatura brasileira contemporânea. Ela fará a conferência de encerramento, no dia 22, no auditório da Reitoria, às 18h15. 

Conceição Evaristo esteve na Festa Literária Internacional de Paraty, neste ano
Conceição Evaristo esteve na Festa Literária Internacional de Paraty, neste ano Walter Craveiro / Flip / Fotos Públicas

As inscrições terminam no domingo, 17 de setembro, e deverão ser feitas no site da Fundep, onde há informações sobre valores. A programação e outras informações estão disponíveis na página do congresso.