Arte e Cultura

Oficina do Festival de Inverno propõe criação de imagens sobre universo da cozinha

Aberta a artistas que buscam construir imagens por meio de experiências que ativem sentidos e a cozinheiros profissionais e amadores que se interessem por arte, a oficina Cozinha da Pintura é uma das atrações do 48º Festival de Inverno da UFMG.

A oficina, que será realizada de 18 a 22 de julho, consiste na construção de imagens, desenhos e pinturas enquanto o participante prepara o alimento que será consumido ao fim de cada aula. Como possibilidades de criação, os artistas-cozinheiros podem desenhar alimentos e as ações relacionadas ao seu preparo - cortar, descascar e fritar, entre outras possibilidades. Quando o almoço estiver pronto, a aula termina e todos se servem.

Os participantes devem levar materiais de desenho e pintura, temperos, legumes, frutas e qualquer alimento que sirva para desenhar e cozinhar.

O artista Marcel Diogo em ação: na oficina, participantes poderão desenhar alimentos e ações relacionadas ao seu preparo
O artista Marcel Diogo em ação: na oficina, participantes poderão desenhar alimentos e ações relacionadas ao seu preparo Arquivo Pessoal / Marcel Diogo

A atividade será conduzida pelo artista Marcel Diogo, graduado em Pintura e licenciado em Artes pela UFMG. Ele integra o Centro de Experimentação e Informação de Arte (Ceia) e o Coletivo de Experiências em Residências e Colaborações Artísticas (Cerca).

O curso será realizado na Casa da Gravura, vinculada à Escola de Belas-Artes, mas localizada fora do campus Pampulha: Alameda dos Jacarandás, 1138, bairro São Luiz. As inscrições podem ser realizadas pelo site do 48º Festival de Inverno.