Arte e Cultura

Festival de Verão propõe formas incomuns de produção textual

Verbetes de dicionários vão inspirar poemas e pequenos textos

asdasdasdasdasd
Participantes vão produzir biografemas Foto: Cinara de Araújo

A produção textual, em especial de poemas e pequenos textos, ganhará destaque em duas das dez oficinas oferecidas na 12ª edição do Festival de Verão da UFMG, que será realizado de 5 a 8 de fevereiro, em vários espaços de Belo Horizonte. As atividades propõem formas incomuns ou alternativas de experimentar o momento de criação e apresentação dos trabalhos.

Em A prática da letra e a experiência da palavra subtraída: o mundo, a loucura, o poema, as professoras e escritoras Janaína de Paula e Maraíza Labanca convidam os participantes a empregar uma espécie de “inversão” do modo tradicional da escrita de um poema: em vez de partir da página em branco, a criação vale-se de textos já escritos, como verbetes de dicionários, que serão “lapidados” pelos participantes até que se obtenha um poema original.

“Buscamos um afastamento da angústia da página em branco”, explica Labanca, autora dos livros de poemas Refratário (2012) e Rés: o livro das contaminações (2014). Por outro lado, a atividade pretende aproximar os participantes das ações de subtração e retirada, enxugamento e redução, a fim de se obter a expansão e a potência da palavra poética. O uso de verbetes de dicionários, com suas definições e listas de palavras derivadas, amplifica o potencial da técnica de criação.

Além da “escrita por subtração”, a prática também reservará, todos os dias, um momento para leitura de poemas, por seus próprios autores ou não. A leitura, porém, será feita em línguas diversas. A ideia é que os participantes tenham a menor familiaridade possível com a língua em questão, de modo que a sonoridade das palavras sobressaia em relação ao sentido. Por fim, a prática da “recolha e edição” reunirá pequenos grupos em que os integrantes estarão livres para fazer as alterações que julgarem necessárias nos textos dos colegas.

A oficina é destinada a qualquer pessoa interessada na experiência da escrita. Os participantes deverão levar dicionário, lápis, caneta, cola, linhas e agulhas e outros objetos utilizados para escrever.

sdafasdasdsd
Possibilidades da palavra escrita motivam oficinaFoto: Divulgação

Hoje grafo no espaço

Produzir pequenos textos, ensaios de biografema (biografia mínima), que serão posteriormente traduzidos para nova “sulcagem”: investigar como o poema pode ser inscrito no espaço urbano. Essa é a proposta da oficina Hoje grafo no espaço, que será conduzida pela professora Cinara de Araújo, da Universidade Federal do Sul da Bahia.

A prática, que toca a dualidade fugacidade e registro, propõe o uso de materiais efêmeros, como giz, carvão e transparências. Em seguida, serão fotografados os poemas sobreimpressos. As fotografias registram e revelam a junção do ato de escrever com os desdobramentos da imagem: aquilo que pôde mudar a geografia das coisas e do lugar.

Artista-pesquisadora, professora do campo das artes na UFSB e doutora em Poéticas da Modernidade pela UFMG, Cinara de Araújo investiga as relações entre as artes, tomando como eixo o campo ampliado do poema e suas relações com a imagem, o corpo, a fotografia e o espaço. Entre suas performances, destacam-se Pão, cigarros (2013-2014), Livro de biografemas sobre Buranhém (2015-2016) e As gavetas de Olga Bilenki (2017).

A atividade é destinada a interessados em artes plásticas, literatura, fotografia, espaços urbanos, performance, intervenções e outras expressões artísticas. Os participantes deverão levar bloco ou caderno de anotações, lápis, caneta e câmera fotográfica ou celular.

As duas oficinas serão realizadas de 5 a 8 de fevereiro, das 13h às 17h, no Centro Cultural UFMG, e tem classificação indicativa de 16 anos. Será realizada uma mostra dos trabalhos no dia 8, a partir das 17h, no Conservatório UFMG.

As inscrições custam R$ 20 por atividade e podem ser feitas pelo site do evento, até o início das atividades, e no posto da Fundep na Praça de Serviços do campus Pampulha, loja 7. Lá, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para informações é o (31) 3409-4220.

Atualizações sobre o Festival de Verão da UFMG também podem ser obtidas no Facebook, no Twitter e no Instagram. O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. O Centro Cultural está localizado na Avenida Santos Dumont, 174, em frente à Praça Rui Barbosa.