Extensão

Oficinas do Manuelzão capacitam moradores de áreas vulneráveis para construção de cisternas

Equipes também incentivam o engajamento social dos moradores, por meio da educação ambiental

'Cultivando Águas' tem inspiração no extenso histórico da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA
'Cultivando Águas' tem inspiração no extenso histórico da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Foto: Articulação do Semiárido (ASA)

Por meio das oficinas Cultivando Águas, o Projeto Manuelzão, da Faculdade de Medicina da UFMG, capacita moradores de áreas vulneráveis na construção de cisternas. São sete comunidades contempladas pela iniciativa, que começou em julho. Com o objetivo de construir sete cisternas para armazenamento de água das chuvas, as oficinas são realizadas em comunidades rurais e urbanas periféricas da bacia do Rio das Velhas e do Rio Paraopeba. Cinco delas ficam no município de Lassance, localizado na região norte de Minas Gerais, e as outras duas estão localizadas em Belo Horizonte e Região Metropolitana. 

As cisternas são uma alternativa criativa, simples e de baixo custo para acumular água nos territórios e melhorar a convivência com a seca. Além de ensinar os moradores das comunidades selecionadas a construir as próprias cisternas, as oficinas incentivam o engajamento social desses moradores, por meio da educação ambiental. Eles aprendem sobre a crise hídrica, o direito e uso da água e a situação desse recurso no próprio território. Além disso, são instruídos sobre como cuidar das cisternas após a instalação. 

Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 13, a geógrafa e mestra em geografia e análise ambiental pela UFMG Márcia Marques, que é colaboradora do Projeto Manuelzão, falou sobre as atividades e destacou que a crise hídrica que estamos enfrentando se dá tanto pela escassez do recurso, quanto pela poluição, que torna a água inutilizável. "Nós estamos avançando para o problema da crise hídrica aqui na Região Metropolitana. Nós selecionamos dois lugares que, por incrível que pareça, estão próximos a cursos d'água, mas que já vivenciam esse problema de crise hídrica justamente porque o curso d'água está poluído", destacou.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Produção: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Dantas