Notícias Externas

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realiza o 12º Laboratório de Regência

Ao final do laboratório, os jovens regentes dividem um repertório de um concerto aberto e gratuito

Anualmente é lançado um edital para participar do Laboratório de Regência
Anualmente é lançado um edital para participar do Laboratório de Regência Divulgação

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realiza, a partir deste final de semana, o 12º Laboratório de Regência. A iniciativa oferece a jovens regentes brasileiros a oportunidade de exercitar a regência com uma orquestra profissional, além de receber orientações teóricas e técnicas do maestro Fabio Mechetti, para praticar em ensaios com a Orquestra. Tradicionalmente, são selecionados 4 regentes com participação ativa e 11 ouvintes. Nessa edição, para garantir o distanciamento social necessário para prevenção do covid-19, foram selecionados apenas os regentes ativos.

Quem recebe a chance de trabalhar diretamente com uma das melhores orquestras do Brasil e preparar um concerto são Ana Laura Mathias Gentile, Felipe Gadioli e Raphaela Lacerda, de São Paulo, e Emanuelle Guedes, do Mato Grosso. Um concerto gratuito, no dia 3 de agosto, encerra o Laboratório de Regência, na Sala Minas Gerais. Os quatro jovens dividem o repertório. O concerto é aberto ao público, presencialmente, com ocupação máxima de 393 pessoas, e via transmissão ao vivo pelo Youtube.

O programa Noite Ilustrada, desta quinta-feira, 29, recebeu o maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Durante a entrevista, o maestro falou sobre a importância dessa oportunidade, a história da iniciativa e a necessidade do equilíbrio entre a prática e a técnica na formação de um regente. 

Produção: Maron Filho e Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael