Notícias Externas

Orquestra Voluntária de BH estréia com homenagem a Beethoven

Formada por estudantes de música e com a apoio de integrantes da Filarmônica de MG, a OvoBH celebra os 249 anos do compositor alemão

Werner Silveira é o idealizador e o regente da Orquestra Voluntária de Belo Horizonte.
Werner Silveira é o idealizador e o regente da Orquestra Voluntária de Belo Horizonte. Foto: Ana Paula Blanc/Divulgação

17 de dezembro. Há 249 anos nascia Ludwig van Beethoven, considerado um dos pilares da música ocidental e um dos compositores mais respeitados e influentes de todos os tempos. QUASE 249 anos depois, neste ano de 2019, um novo projeto de música clássica nasceu aqui na capital mineira, e já dá sinais de ser inovador assim como foi Beethoven. Após o término da programação de concertos do ano, os jovens músicos das Orquestras Filarmônica de Minas Gerais e Sinfônica de Betim queriam mais. Queriam continuar praticando, tocando e se apresentando. Percebendo isso, o músico Werner Silveira, que trabalha com as duas orquestras, resolveu propor algo novo. Assim surgiu a Orquestra Voluntária de Belo Horizonte, formada por jovens músicos da região metropolitana. Este novo “empreendimento musical” conta com o apoio fundamental de vários músicos veteranos da Filarmônica de Minas Gerais que, de forma voluntária, acompanharam os ensaios e ajudaram os jovens músicos, técnica e artisticamente. E logo hoje, dia 17, aniversário de Beethoven, a Orquestra Voluntária, apelidada de OVOBH, apresenta o concerto “O Legado de Beethoven”, na Sala Minas Gerais.

O regente da Orquestra Voluntária de Belo Horizonte e percussionista da Filarmônica de Minas Gerais, Werner Silveira, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 17.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O concerto 'O Legado de Beethoven', estréia da Orquestra Voluntária de Belo Horizonte, será apresentado nesta terça-feira, 17, às 20h30,  na Sala Minas Gerais - Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto. Para mais informações e ingressos, acesse o site da OVOBH.

Produção: Célio Ribeiro, sob orientação de Luíza Glória