Arte e Cultura

Conservatório seleciona propostas de apresentações musicais para o primeiro semestre de 2023

Músicos e grupos eruditos e populares podem se inscrever até 5 de fevereiro

Fachada do Conservatório UFMG, localizado na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH
Fachada do Conservatório UFMG, localizado na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH Foto: Foca Lisboa | UFMG

Músicos e grupos musicais interessados em se apresentarem no auditório do Conservatório UFMG no primeiro semestre de 2023 podem fazer sua inscrição na chamada publicada semestralmente pelo equipamento cultural da UFMG. O Conservatório fica na avenida Afonso Pena, 1.534, em frente ao Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e seu auditório tem capacidade para receber 170 pessoas.

As inscrições podem ser feitas até dia 5 de fevereiro por meio do envio do formulário-proposta (disponível no site do Conservatório) e dos demais documentos solicitados na Chamada 14 / Conservatório UFMG / Palco Livre, que devem devem ser encaminhados para palcolivreconservatorio@gmail.com. O resultado será divulgado a partir de 15 de fevereiro.

Doze projetos serão selecionados para compor a programação do Conservatório entre março e junho de 2023, nas sessões de terças e quintas-feiras, às 19h30. As datas serão combinadas com a produção do espaço.

Apresentações gratuitas
A Chamada 14 do Conservatório UFMG aceita inscrições de pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, realizadoras de projetos de música erudita ou popular, mas não é admitida a participação de músicos menores de 16 anos de idade.

Os projetos selecionados não recebem apoio financeiro, auxílio de transporte nem hospedagem, e as apresentações são necessariamente gratuitas e abertas ao público geral. Ao mesmo tempo, a cessão de espaço contempla o uso dos equipamentos de sonorização e de iluminação do Conservatório e dos serviços de técnico de som, de luz e de apoio de palco da unidade.

Além desse apoio técnico, de produção e divulgação, o músico ou grupo musical selecionado receberá gratuitamente um vídeo de registro da sua apresentação. O auditório do Conservatório UFMG tem um palco de madeira de 10 por 6 metros e conta com piano e bateria (sem os pratos).

Dúvidas sobre o processo de seleção podem ser esclarecidas pelo telefone (31) 3409-8300, das 9h às 12h ou das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.