Palestra de diretor do portal SciELO abre ciclo de formação de editores
“Saber editar é parte da capacidade de fazer pesquisa”, afirmou na tarde da última quarta-feira, 20, um dos criadores da Scientific Electronic Library Online (SciELO), Abel Packer, ao abrir o 1º Ciclo de Formação de Editores da UFMG.
Em palestra no auditório da Reitoria, acompanhada por equipes editoriais de periódicos da UFMG e transmitida pela internet, Packer enfatizou que os critérios de entrada e permanência em coleções como a SciELO servem para “avaliar se o periódico está cumprindo bem o seu papel”. Destacou ainda a importância de desenvolvimento da capacidade editorial, por meio de ações como o Ciclo, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa com o intuito de qualificar os editores em temas como processos e ferramentas de editoração, visibilidade e fator de impacto.
Na mesa de abertura, a pró-reitora de Pós-graduação, Denise de Oliveira, comentou que o Ciclo, como parte da política de periódicos da Universidade, tem o objetivo de propiciar maior abrangência às publicações ancoradas na Instituição.
“Considerando a qualidade da pesquisa e da pós-graduação aqui desenvolvidas, em que dois terços dos mais de 80 programas são avaliados com os níveis de excelência 5, 6 e 7, nossos periódicos não poderiam ficar à parte”, disse.
O diretor de Produção Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, professor Sérgio Cirino, informou que a política de periódicos da UFMG baseia-se na "inclusão que mira na excelência". Segundo ele, todos os periódicos da Universidade foram incluídos no Portal, e, na sequência, têm sido adotadas ações como o ciclo de formação de editores e a incubadora de periódicos, "que já está trabalhando para qualificar equipes de qualquer instituição que queiram criar novas publicações ou qualificar antigas".
O Ciclo tem atividades previstas também para maio e junho, com especialistas da Universidade e de outras instituições brasileiras. A partir do próximo semestre, serão convidados editores de publicações da Europa e dos Estados Unidos, para tratar de temas como internacionalização e acesso aberto.