Em palestra na Fafich, professora de Oxford aborda a retórica da gratidão
Myrto Aloumpi vai demarcar as diferenças de etiqueta entre a corte de Atenas e a assembleia
A professora Myrto Aloumpi, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, ministra, nesta segunda-feira, dia 16, na Fafich, a palestra Differences of etiquette between the courtroom and the assembly in democratic Athens: the case of the rhetoric of charis (Diferenças de etiqueta entre a corte e a assembleia na Atenas democrática: o caso da retórica da gratidão, em tradução livre).
Com foco na retórica da reciprocidade e na charis (gratidão), a professora vai discutir as diferenças de etiqueta que havia entre a corte ateniense e a assembleia e explorar lugares comuns na retórica, peculiares a cada aspecto do discurso público.
Aloumpi é graduada em filologia pela Universidade de Creta, com mestrado e doutorado em Oxford. Sua pesquisa está centrada no estudo dos oradores áticos, no direito grego antigo, na democracia ateniense, na moral popular e nos valores sociais.
A palestra, que será ministrada em inglês, com tradução para o português projetada em tela, terá lugar no auditório Baesse, a partir das 11h. A atividade integra as Jornadas de Retórica e Argumentação organizadas pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação, que reúne pesquisadores da Faculdade de Letras e da Fafich.