Pesquisa e Inovação

Palestra para editores sobre visibilidade de periódicos será na tarde desta quinta

Evento tem transmissão ao vivo

Max Cirino: papel das bases de citações e da bibliometria na visibilidade de publicações Arquivo pessoal

A Escola de Engenharia da UFMG sedia, nesta tarde, a quinta palestra do 1º Ciclo de Formação de Editores. A atividade, que será iniciada às 14h, será transmitida ao vivo pela internet (o acesso deve ser feito pelo navegador Internet Explorer)

Durante o evento, o professor Max Cirino, do Centro Universitário UNA, abordará a utilização das bases de citações e da bibliometria para aumentar a visibilidade de publicações periódicas.

Cirino vai apresentar breve histórico e exemplos de análises bibliométricas, como fontes, autores e palavras-chave mais citados. Ele vai falar, entre outros, do modelo de análise automática de dados da SciELO.

A bibliometria é área de estudos da Ciência da Informação que ocupa papel relevante na análise da produção científica com base na aplicação de métodos estatísticos e matemáticos. No caso dos periódicos, o método possibilita mensurar o impacto quantitativo da produção, a disseminação e a utilização do conhecimento produzido.

O 1º Ciclo de Formação de Editores é realizado pelo Portal de Periódicos e pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG (PRPq). Outras informações estão disponíveis no Portal de Periódicos e em sua página no Facebook.

O palestrante
Max Cirino é mestre e doutor em Ciência da Informação pela UFMG, cursou MBA Executivo em Finanças no Ibmec e especializou-se em Gestão em Informação Tecnológica, também na UFMG.

ComAssessoria da Diretoria de Produção Científica da Pró-reitoria de Pesquisa