Palestras no ICB abordam prevenção e tratamento de doenças do sistema nervoso

Marco Prado e Vânia Prado, pesquisadores brasileiros da Universidade de Western Ontário, compartilham resultados de seus estudos

Vânia Prado e Marco Prado, pesquisadores da Universidade de Western Ontário e professores licenciados da UFMG
Vânia e Marco são professores licenciados da UFMG Prado Photografhy/Facebook de Marco Antônio Máximo Prado

De 19 a 21 de junho, os professores brasileiros Marco Antônio Máximo Prado e Vânia Ferreira Prado, da University of Western Ontario, do Canadá, vão ministrar série de palestras no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) relacionadas a seus estudos na área de neurociências. A presença deles é parte do Programa Pesquisador Visitante Especial do CNPq. Ambos são professores licenciados do ICB.

Os estudos realizados por eles têm como foco a comunicação neuronal e como ela pode ser manipulada para tratar ou prevenir distúrbios neurológicos e cardiovasculares. A pesquisa desenvolvida pela dupla combina abordagens moleculares, celulares, farmacológicas e comportamentais e experimentos com camundongos geneticamente modificados para compreender como os mensageiros químicos regulam programas fisiológicos distintos. Assim, eles buscam identificar a influência do mediador acetilcolina na doença de Alzheimer e na aprendizagem e memória.

A dupla também pesquisam maneiras de manipular a comunicação química para fornecer novos alvos farmacológicos para tratar doenças neurodegenerativas.

Programação
A série terá quatro encontros. Nesta terça-feira, 19, às 10h, o professor Marco Prado fala sobre High-throughput cognitive assessment of mouse models of neurodegenerative diseases using touchscreens. Na quarta, haverá dois encontros. O primeiro, às 10h, com a professora Vânia Prado, Functional implications of ACh/Glu co-transmission in the striatum e, às 14h, o professor Marco Prado profere a palestra Chaperone regulation of protein misfolding and mal-adaptive signaling in neurodegenerative diseases.

Para encerrar, no dia 21, às 10h, a pesquisadora Vânia Prado apresenta o tema The cholinergic system in the pathophysiology of Alzheimer’s disease. Os seminários de terça-feira e quinta-feira terão lugar na Sala Professor Wilson Beraldo (175), que fica no Bloco A4 do ICB. Os encontros de quarta serão na Sala Professor Nello Rangel (163), no Bloco K3 do ICB.

As palestras serão ministradas em português. Não é necessário realizar inscrições prévias. O número de vagas está limitado à capacidade das salas.

Com Assessoria de Comunicação do ICB