Ensino

Da Lagoinha ao Mangabeiras: Panorâmica exibe documentários sobre bairros de BH

Filmes são produzidos por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo

Desde sua fundação, Belo Horizonte vem crescendo de forma acelerada. Novas comunidades e, consequentemente, novos bairros surgiram nesse processo de urbanização. A cidade planejada no fim do século 19 -  e que em pouco tempo ultrapassou os limites da Avenida do Contorno - continua sendo transformada por seus cidadãos. 

Para refletir sobre esses processos, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG são estimulados a produzir, já no primeiro período letivo, durante a disciplina Introdução ao urbanismo, um documentário sobre diferentes bairros da capital mineira. Os filmes abordam desde o surgimento dessas áreas até sua atual situação, dialogando com os moradores e evocando uma reflexão sobre a apropriação do espaço urbano. Parte dessas produções pode ser conferida na edição de maio do programa Panorâmica, que conta também com a entrevista na íntegra da idealizadora do projeto, a Professora Raquel Garcia Gonçalves.

O primeiro documentário em exibição focaliza o bairro Mangabeiras. Realizado por Bruna Faria, Giulia Giarola, Isabella Morais e Leonardo Salvaterra, o filme explora a arquitetura do bairro com movimentos de câmera panorâmicos, enquadramentos de lugares icônicos, como a Praça do Papa e o Parque das Mangabeiras, e travelings dinâmicos pelas longas avenidas do bairro residencial.

Em seguida, o programa exibe documentário sobre a Lagoinha, produzido pelos estudantes Gabriel Leite, Luiza Lessa, Maria Clara Freitas e Pedro Lopes. Os moradores analisaram as transformações sofridas pelos entornos do bairro e como isso afetou diretamente a rotina da comunidade. Os depoimentos trazem, inclusive, reivindicações dos cidadãos, conferindo ao filme certo teor crítico.

Ana Luiza Sales, Maria Elena Mattore, Raissa Martins e Raquel Siman produziram um curta sobre o bairro Concórdia, com viés histórico e cultural. O curta documenta a presença do congado na comunidade.

O bairro Buritis, um dos mais novos da capital, é abordado na produção de Marco Antônio Benin, Júlio Andrade, Samuel Lorenzato e Giovana Lemos. O filme reúne impressões de adolescentes, jovens e adultos, retratando com pluralidade o cotidiano de seus moradores.

O último filme aborda o bairro Cidade Ozanam por meio de relatos de moradores. A produção é de Bernardo Duarte, Felipe Hardy, João Pedro Fernandes e Junia Corradi.

O programa Panorâmica estreia nesta terça-feira, 15 de maio, no Canal Universitário (12, da NET, e 14, da Oi TV), com reprise na quarta e na sexta, às 19h30, e no sábado, às 20h.  

Equipe:

Roteiro e direção: Ana Fatorelli
Produção: Otávio Alves
Direção de Imagem: Márcia Milagre
Imagens: Cássio de Jesus e Gabriel Santana
Edição: Márcia Botelho