Arte e Cultura

Parceria da UFMG com universidade alemã traz série de aulas, concertos e palestras a BH

Pianista, violinista e violoncelista da Universidade de Münster fazem, nesta segunda, dia 3, no Conservatório, recital de abertura do Projeto Horizons

Peter
O pianista Peter von Wienhardt, um dos músicos que se apresentarão no concerto de aberturaFoto: Barbara Plenge

Na primeira semana de outubro, do dia 3 ao dia 7, o Conservatório UFMG recebe uma série de aulas, concertos e palestras no projeto Horizons, iniciativa que é resultado de colaboração entre as escolas de música da UFMG e da Universidade de Münster, na Alemanha. Todas as atividades ministradas no âmbito do projeto Horizons, que está na sua terceira edição – a última foi realizada virtualmente –, são gratuitas.

Neste retorno ao presencial, a iniciativa trará a Belo Horizonte seis professores da Musikhochschule Münster para uma semana de masterclasses, palestras, aulas e concertos. O concerto de abertura, dia 3, segunda, às 19h30, vai reunir o pianista Peter von Wienhardt, o violinista Koh Kameda e o violoncelista Matias de Oliveira Pinto, todos professores da instituição alemã.

Matias de Oliveira Pinto
O violoncelista Matias de Oliveira Pinto Foto: Divulgação | Conservatório UFMG

Conforme se explica no site do projeto, “o Horizons é dedicado a obras eruditas europeias, à produção dos dias de hoje e aborda elementos da música crossover, o engajamento criativo com obras acadêmicas da nova música e a interpretação de todos os tipos de música improvisada”.

Elise Pittenger e Stephan Froyleks, coordenadores do Horizons, falam um pouco mais sobre a parceria entre a UFMG e a Universidade de Münster. “O propósito dessa colaboração é prover uma plataforma de troca de informações, estilos musicais e experiências, além de estreitar os laços entre as duas instituições para promover outros intercâmbios. Esperamos construir uma base para colaborações em longo prazo, com o suporte das duas universidades e da instituição de financiamento alemã, o DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst)”, afirmam.

A edição deste ano do projeto Horizons tem intensa programação, com atividades não apenas no Conservatório UFMG, mas também na Escola de Música e em polos culturais da cidade, como o bar Café com Letras. A lista das atividades está disponível no site do projeto. O Conservatório UFMG está localizado na Avenida Afonso Pena, 1.534, no centro de Belo Horizonte. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8300.

Koh
O violinista Koh Kameda completa o trio 
Foto: Divulgação | Conservatório UFMG

Com o Setor de Comunicação do Conservatório UFMG