Extensão

UFMG e PBH inauguram central para testagem de covid no campus Pampulha

Estimativa é que o novo posto realize 200 testes rápidos por dia

Testes rápidos de covid-19 da PBH serão feitos na Faculdade de Farmácia
Testes rápidos de covid-19 da PBH serão feitos na Faculdade de Farmácia Foca Lisboa | UFMG

A partir desta segunda-feira, dia 4, a UFMG passará a atuar como Centro de Testagem de Covid da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Qualquer morador da cidade poderá realizar o teste rápido no Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (Linbio), localizado na Faculdade de Farmácia da UFMG, no campus Pampulha. 

Os testes poderão ser feitos por pessoas assintomáticas ou com sintomas respiratórios leves e devem ser agendados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte ou no aplicativo PBH APP. Após a marcação, o interessado deve comparecer ao Linbio no horário agendado. O resultado será entregue após 20 minutos, com as devidas recomendações médicas.

Por meio da parceria com a PBH, a expectativa é que o Laboratório realize, diariamente, 200 testes rápidos. Adriano Sabino, professor do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia e coordenador do Linbio, destaca que, além dos testes da Prefeitura, o laboratório continuará realizando os exames RT-PCR provenientes dos acessos da comunidade universitária ao MonitoraCovid. 

"Já realizamos mais de 1.700 testes RT-PCR pelo Monitoracovid, com o objetivo de identificar casos suspeitos e confirmados na comunidade acadêmica. Com a parceria com a PBH, a expectativa é que possamos atender também a comunidade externa", explica. 

Todos os testes serão realizados pela equipe do laboratório, que reúne professores, estudantes e servidores técnico-administrativos. Com a central instalada no campus Pampulha, a PBH estima ampliar a sua capacidade para 1,2 mil testes diários em suas sete unidades. 

Sete postos
A PBH conta com sete postos de testagem: UFMG, Faminas-BH, Faculdade Pitágoras, UniBH Buritis, Faculdade de Ciências Médicas, UNA Unidade Aimorés e Laboratório Municipal. 

Seis desses postos estão localizados em instituições de ensino da cidade, o que comprova a participação delas no controle da pandemia no município. No caso da UFMG, o professor Adriano Sabino destaca que a parceria com a Prefeitura é mais um exemplo de serviço prestado pela Universidade à sociedade. 

"A UFMG está colocando todo seu conhecimento à disposição. No enfrentamento da pandemia, tivemos um volume de trabalho muito grande que nos proporcionou oportunidades de atualização tecnológica e automatização de processos e equipamentos. É importante que a sociedade tenha acesso a tudo isso", conclui.

Independentemente da unidade escolhida, o exame deve ser agendado previamente. Conheça os endereços e horários de funcionamento dos sete centros de testagem da Prefeitura de Belo Horizonte:

•  UFMG: Faculdade de Farmácia – Linbio, Rua Prof. Moacir Gomes de Freitas, campus Pampulha, Belo Horizonte (8h às 16h30)
•   Faminas-BH: Avenida Cristiano Machado, 12.001, Vila Clóris (8h às 17h)
•    Faculdade Pitágoras: Rua dos Aimorés, 1.300, Funcionários (8h às 17h)
•    UniBH Buritis: Rua Líbero Leoni, 259, Portaria 2, Buritis (8h às 16h30)
•  Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais: Alameda Ezequiel Dias, 275, Centro (8h às 16h30)
•    UNA Unidade Aimorés: Rua dos Aimorés, 1451, Lourdes (8h às 16h30)
•   Laboratório Municipal: Rua Frederico Bracher Júnior, 103, Carlos Prates (7h30 às 17h30) 

Equipe do Linbio, da Faculdade de Farmácia, um dos laboratórios do Coolabs Covid-19
Equipe do Linbio será responsável pelos testesAcervo do laboratório

Luana Macieira