Institucional

Pedidos de assistência estudantil na UFMG passam a ser feitos apenas pela internet

Prédio da Moradia Universitária no bairro Ouro Preto, um dos pilares da assistência estudantil da UFMG Foto: Raphael Mattos / UFMG

O protocolo dos documentos necessários para solicitar assistência estudantil na UFMG agora é feito exclusivamente pela internet. O objetivo da novidade é oferecer mais comodidade aos estudantes e reduzir custos, uma vez que o aluno não terá despesas com xerox e com transporte até a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), responsável pela operacionalização da assistência estudantil na Universidade.

Após finalizar o preenchimento do questionário socioeconômico no portal da Fump, o estudante receberá e-mail com a lista específica de documentos de acordo com as informações registradas. Toda a documentação solicitada deverá ser anexada, em PDF, no próprio portal da Fundação, na “Área do Aluno”.

A análise socioeconômica será iniciada assim que o estudante postar os documentos solicitados. Quanto mais rápido o candidato preencher o questionário e anexar a documentação, mais breve será a conclusão de processo.

Acesso
Após o resultado da classificação socioeconômica, o estudante classificado pela Fump em um dos níveis (I, II ou III) pode começar a frequentar os Restaurantes Universitários (RUs) com o preço reduzido conforme sua classificação socioeconômica, apresentando a carteirinha da UFMG no caixa do RU. O aluno também tem acesso imediato ao Programa de Assistência à Saúde da Fundação.

Para pleitear vaga em uma das moradias universitárias, o estudante precisa realizar sua inscrição e aguardar a seleção de vagas. Para solicitar bolsas de auxílio financeiro, o aluno deve aguardar o período de inscrição de cada bolsa. Nos dois processos, o aluno também deverá agendar horário de atendimento com o assistente social de referência do seu curso.

Com Assessoria de Comunicação da Fump