Pela quarta vez seguida, HC-UFMG conquista selo de eficiência em UTIs

Unidade de saúde é o único hospital público de Minas Gerais certificado com o Top Performer Geral

.
Parte da equipe de terapia intensiva do HC, único hospital 100% SUS certificado em Minas GeraisFoto: Assessoria de Comunicação HC-Ebserh

Pelo quarto ano consecutivo, o Hospital das Clínicas da UFMG é o único hospital 100% SUS de Minas Gerais certificado com o selo Top Performer Geral. O reconhecimento é concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), em parceria com a Epimed (empresa especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas) às unidades de terapia intensiva que apresentam excelência no cruzamento dos indicadores de altas taxas de sobrevida hospitalar com baixos períodos de permanência no leito ajustadas pela gravidade.

Dos 800 hospitais participantes do projeto UTIs Brasileiras – Registro Nacional de Terapia Intensiva, 157 (19,6%) receberam o selo. O HC-UFMG foi contemplado duas vezes: além de a Unidade de Terapia Intensiva do Pronto-socorro figurar pelo quarto ano entre os premiados, a Unidade de Terapia Intensiva Adulto do 3º Leste, que já havia conquistado o título de UTI Eficiente por duas vezes, também entrou para a lista do Top Performer, o que eleva o Serviço de Medicina Intensiva Adulto do HC-UFMG a um alto nível de excelência.

Coordenador do Serviço de Medicina Intensiva Adulto, o médico intensivista e professor Saulo Saturnino afirma que a “premiação já faz parte do passado”, e é preciso continuar avançando. “Para isso, tem sido fundamental o investimento da Ebserh em recursos humanos, o apoio do HC-UFMG na adequação tecnológica e a parceria com a Escola de Engenharia e o Departamento de Ciência da Computação da UFMG para automatização de funções burocráticas e para utilização da inteligência artificial preditiva e acionável dos dados das UTIs. Dessa forma, moldamos nosso futuro, garantindo a melhoria contínua de nossa performance e a entrega aos usuários do HC e do SUS”, disse Saturnino.

Melhor tercil
O HC-UFMG entrou para o projeto UTIs Brasileiras em 2018. Idealizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) em parceria com a Epimed, o projeto, criado em 2010, visa caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs no país, fornecendo dados relevantes para orientar políticas de saúde e estratégias para elevar o padrão de atendimento aos pacientes críticos.

A lista de hospitais contemplados com o Top Performer não é um ranking. Trata-se de instituições que, no último ano, apresentaram performance no grupo do melhor tercil, abaixo de 33,3% (as UTIs são divididas em três tercis: melhor desempenho, médio e pior), nos parâmetros mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também ajustada à gravidade.

Recentemente, o HC-UFMG entrou na lista dos melhores hospitais do mundo, segundo o ranking The World’s Best Hospitals 2024. A unidade é o único hospital 100% SUS de Belo Horizonte a figurar na classificação.

Com Assessoria de Comunicação do HC-Ebserh