Notícias Externas

‘Pequeno Príncipe Preto’ faz releitura de clássico de Antoine de Saint-Exupéry

Autor Rodrigo França falou sobre a obra em entrevista ao programa Universo Literário

.
. Reprodução

Grande parte dos reis, rainhas, príncipes e princesas que conhecemos por meio da literatura são personagens de clássicos produzidos por escritores europeus e estadunidenses. Por isso mesmo, essas figuras da realeza nos são sempre apresentadas como pessoas brancas, de cabelos e olhos claros. Imagens que não geram identificação na maior parte das crianças brasileiras, que não se encaixam nesse padrão estético e físico.

Dessa forma, é tarefa importante criar repertórios para que as crianças pretas possam se identificar nas histórias e, dessa forma, aceitar e valorizar suas próprias características. Com o objetivo de ajudar nesse processo e fornecer a essas crianças referências de ancestralidade africana, o escritor Rodrigo França publicou, recentemente, um livro que é releitura de um clássico da literatura: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Com a obra Pequeno Príncipe Preto, ele busca ajudar as crianças a terem auto estima para enfrentar o racismo no dia a dia.

No programa Universo Literário desta sexta-feira, 21, o articulador cultural e diretor de teatro Rodrigo França falou sobre a obra, adaptada de um espetáculo dirigido por ele visto por mais de 60 mil pessoas.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória