Pesquisa e Inovação

Pesquisa mostra riscos de desmoralização de estatísticas públicas

Estudo do ICA destaca a importância de autonomia e independência técnica e financeira para prevenir o problema

Descredibilização de órgãos de estatísticas podem se manifestar em políticas públicas que não atendem às necessidades da sociedade.

Lucas Braga / UFMG

Estudo desenvolvido no Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus Montes Claros, evidenciou a necessidade de autonomia, independência técnica e de recursos financeiros para potencializar a capacidade estatística de países da América Latina. A pesquisa se concentrou nas trajetórias de desenvolvimento dos países, com ênfase no Brasil e na Argentina.  

“O trabalho é resultado do esforço em estudar as políticas de geração e disponibilização de informações estatísticas, bem como os desafios da concessão de indicadores de desenvolvimento comuns a essa região”, disse Ana Paloma Rocha Fernandes, autora do trabalho. A pesquisa mostra os riscos da descredibilização e desmoralização dos organismos estatísticos em razão de interesses políticos e ideológicos. 

O curso é ofertado em parceria entre a UFMG e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Ana Paloma Rocha Fernandes foi a entrevistada desta semana no programa Veredas da ciência, da Rádio UFMG Educativa Montes Claros. A produção é de Amanda Lelis.