Pesquisa e Inovação

Pesquisa avaliará impacto dos tratamentos oncológicos realizados fora do domicílio

Estudo coordenado pela Escola de Enfermagem reunirá pacientes e enfermeiros

Em 2018, o programa de extensão
Em 2018, o programa de extensão 'Rede mineira de enfermagem e pesquisa clínica em oncologia' promoveu campanha de arrecadação de dispositivos para alopecia de pacientes em tratamento quimioterápicoArquivo da Escola de Enfermagem | UFMG

Pacientes e enfermeiros de todos os estados do Brasil estão sendo convocados para participarem do projeto de pesquisa Tratamento oncológico fora do domicílio

Coordenado pela professora Giovana Paula Rezende Simino, do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem, o estudo pretende coletar dados de pacientes com mais de 18 anos que realizam tratamentos de quimioterapia, hormonioterapia, anticorpos monoclonais, cirurgia e radioterapia. Em outro eixo, o projeto reunirá enfermeiros que atuam há mais de seis meses na assistência direta a pacientes com câncer. Nos dois casos, os voluntários podem ser vinculados tanto ao Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à rede particular.

O objetivo do projeto é avaliar o impacto dos tratamentos oncológicos em pessoas que necessitam de deslocamento diário, semanal ou permanente para cidades diferentes daquelas nas quais residem.

Para participar, é necessário preencher o questionário disponível nos links pacientes e enfermeiros.