Pesquisa e Inovação

Pesquisa investiga como a mídia brasileira trata a questão racial

Jornalistas poderão responder ao questionário até a próxima segunda-feira, 30 de maio

'Vidas Negras Importam', versão brasileira do movimento 'Black Lives Matter', suscitou grande atenção midiática
'Vidas negras importam', versão brasileira do movimento 'Black lives matter', suscitou grande atenção midiática Roberto Parizotti | Fotos públicas / CC BY-NC 2.0

Uma pesquisa nacional está coletando respostas de jornalistas brasileiros a fim de compreender as subjetividades presentes no trabalho feito nas redações de veículos de comunicação do Brasil em relação ao debate racial. A pesquisa Mídia e racismo no Brasil é liderada pelas professoras e pesquisadoras Viviane Gonçalves Freitas, da UFMG, e Lucy Oliveira, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar). As duas são coordenadoras do Grupo de Trabalho Mídia, Gênero e Raça, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). 

As respostas podem ser enviadas até a próxima segunda-feira, 30 de maio. Para participar da pesquisa, é preciso acessar este link. O preenchimento dura cerca de 10 minutos. As coordenadoras da pesquisa destacam a importância de preencher todos os campos do formulário e reforçam que as identidades dos respondentes serão mantidas em sigilo. É importante reunir o maior número de respostas possível, para que se chegue a um panorama abrangente sobre a questão investigada.