Notícias Externas

Pesquisa investiga os impactos da pandemia na relação entre os corpos e a arquitetura

Projeto-pesquisa Ensaios do Corpo no Lugar de Morar, da arquiteta Natália Barros, foi eleito um dos 40 melhores estudos de Arquitetura de 2020 pelo site ArchDaily

Capa do projeto Ensaios do Corpo no Lugar de Morar
Capa do projeto Ensaios do Corpo no Lugar de Morar Imagem: Natália Barros

Quais as consequências da pandemia na relação entre corpo e arquitetura? A experiência do confinamento vai mudar as formas de se conceber e construir espaços? Essas questões foram o ponto de partida para o projeto-pesquisa Ensaios do Corpo no Lugar de Morar, trabalho de conclusão de curso da arquiteta Natália Barros, recém formada na UFMG. 

O trabalho foi realizado em um formato multiplataforma, uma publicação digital que reúne a pesquisa teórica, referências e explicações técnicas, um perfil no Instagram, e uma performance ao vivo no Youtube. O projeto Ensaios do Corpo no Lugar de Morar também será publicado como livro, além de permanecer ativo nas redes sociais. 

O trabalho foi um dos três TCCs da UFMG eleitos entre os 40 melhores estudos de arquitetura de 2020, pelo site especializado ArchDaily. A seleção foi feita a partir da análise de 427 trabalhos de Brasil, Portugal e Moçambique. 

Para saber mais sobre o projeto-pesquisa Ensaios do Corpo no Lugar de Morar, o programa Expresso 104,5 recebeu a arquiteta recém formada pela UFMG, Natália Barros.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Filipe Sartoreto
Publicação: Alexandre Miranda