Coberturas especiais

Pesquisa investiga reação de adolescentes ao distanciamento social

Estudo coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz conta com pesquisadores da UFMG e da Unicamp

Como a situação que vivemos hoje afeta a vida dos adolescentes? Responder a essa pergunta e identificar os efeitos da pandemia no dia a dia de jovens de 12 a 17 anos é o objetivo da Convid Adolescentes - Pesquisa de Comportamentos

Por meio que um questionário on-line, a pesquisa pretende descrever as mudanças nas atividades de rotina, nas relações com familiares e amigos, nas atividades escolares, nos cuidados à saúde, e avaliar o estado de ânimo da juventude brasileira no período de distanciamento social.

O estudo é coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz, em parceria com a UFMG e a Unicamp, e dá sequência à primeira parte da pesquisa de comportamentos, feita com adultos. Esse primeiro estudo mostrou justamente um maior impacto emocional em adultos jovens de 18 a 29 anos.

A professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Deborah Carvalho Malta, que participa do estudo, falou sobre a pesquisa, em entrevista ao programa Expresso 104,5, nesta terça-feira, 7.

Ouça a entrevista