Saúde

Pesquisa em Minas mapeia depressão e ansiedade em estudantes da área de saúde

UFMG e outras cinco universidades participam do levantamento

Estudantes de nove cursos da UFMG participarão da pesquisa que quer entender as necessidades dos estudantes da saúde
Levantamento pretende subsidiar a formulação de políticas voltadas para estudantes da área de saúde
Unsplash

Estudantes de cursos da saúde de seis universidades mineiras participam, ao longo de fevereiro, do Projeto sobre Ansiedade e Depressão em Universitários (PADu). Além da UFMG, as universidades federais de Lavras (Ufla), São João del-Rei (UFSJ), Triângulo Mineiro (UFTM), Ouro Preto (Ufop) e Juiz de Fora (UFJF) estão envolvidos no projeto, cujo objetivo é conhecer as especificidades e subsidiar as universidades de dados para a formulação de políticas específicas de acolhimento, prevenção e promoção de saúde.

A pesquisa será feita por meio da análise de respostas ao questionário do PADu, enviado por e-mail aos discentes dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Odontologia, Gestão de Serviços, Terapia Ocupacional e Biomedicina. O questionário on-line conta com sete módulos que levantarão, entre outras questões, informações sobre a vida acadêmica, condições socioeconômicas e qualidade de vida, assim como sintomas de depressão, ansiedade e estresse. As informações obtidas serão mantidas em sigilo, e sua divulgação científica ocorrerá de forma coletiva, nunca individualmente. 

Cuidar de quem cuida
Na UFMG, a pesquisa é conduzida pelos professores Helian Nunes de Oliveira, Elaine Machado e Aline Dayrell. “Os cursos da área da saúde geralmente têm sobrecarga de horários e outras questões específicas que influenciam o bem-estar dos estudantes. Devemos cuidar de quem está aprendendo a cuidar”, afirma Helian Nunes. 

As atividades e resultados do PADu nas seis universidades podem ser acompanhados por meio do Facebook e do Instagram. Os estudantes participantes também podem usar as redes sociais do projeto para tirar dúvidas sobre o tema. 

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina