Pesquisa e Inovação

Voluntários serão recrutados por estudo que avaliará uso de terapia para aliviar dor orofacial

Quarenta e duas pessoas que sofrem de distúrbios na articulação temporomandibular participarão de sessões de fonoaudiologia

x

Divulgação

A disfunção da articulação temporomandibular, também conhecida como DTM, é um conjunto de problemas que afeta a articulação que liga a mandíbula ao crânio, cuja causa é o estresse e a tensão da musculatura da mandíbula. Essa articulação, também chamada de ATM, pode sofrer desgaste, provocando dores, estalos e dificuldade de mastigação. 

 A pesquisadora e doutoranda do Programa de Ciências Fonoaudiólogas da Faculdade de Medicina da UFMG Mariana Souza Amaral está recrutando 42 pessoas, de 18 a 60 anos, para estudo que visa confirmar a eficácia de recurso terapêutico que pode aliviar suas dores orofaciais. 
 

Mariana Amaral: pesquisa de doutorado pode ajudar pacientes com DTM no Brasil
Mariana Amaral: terapia fonoaudióloga em teste Arquivo pessoal

Podem se candidatar alunos, funcionários e servidores da UFMG que apresentem disfunção temporomandibular e dor orofacial e não estejam fazendo tratamento. “Farei uma avaliação inicial presencial com os participantes da pesquisa. Os voluntários serão divididos em dois grupos: um será orientado a fazer procedimentos que aliviam a dor em casa, enquanto o outro terá a orientação juntamente com uma terapia fonoaudiológica. Ao final, haverá reavaliação para verificar se as dores diminuíram”, explica a pesquisadora.
Os participantes passarão por 12 sessões individuais semanais de fonoaudiologia. Segundo Mariana Amaral, a pesquisa buscará respostas sobre novas alternativas de tratamentos para a DTM, visando gerar mais qualidade de vida para quem apresenta o problema. “Dores frequentes podem prejudicar o desempenho no trabalho e a interação social, além de provocar impactos psicológicos e emocionais. Daí a importância deste estudo”, conclui.
 
O recrutamento será feito até fevereiro de 2023. Os interessados em se candidatar devem entrar em contato pelo e-mail marianamaralfono@gmail.com ou pelo telefone (31) 99941-3039.

Luana Macieira