Coberturas especiais

Pesquisadora da UFMG desenvolve plataforma para mapear casos de covid-19 em bairros de BH

Eugênia Cerqueira, doutora em urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG, falou do projeto ao programa Conexões

A distribuição dos casos de covid-19 entre os bairros de Belo Horizonte pode ser acompanhada por meio de uma plataforma on-line desenvolvida pela pesquisadora Eugênia Viana Cerqueira, doutora em urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG. Em relação a cada bairro da capital mineira, o mapa mostra não apenas o número de casos da doença e de mortes já registrado, mas também informa outros dados, como a incidência da doença por 100 mil habitantes e se o total de casos está crescendo. 

A plataforma, que utiliza dados publicados pela Prefeitura de Belo Horizonte, foi lançada no início de julho de 2020. Segundo a pesquisadora, o objetivo é fornecer uma visualização mais intuitiva da dispersão espacial dos casos da covid-19, bem como permitir uma análise mais detalhada da incidência da doença nos bairros da cidade. Os dados georreferenciados são atualizados todas as quartas-feiras.

Nesta quinta-feira, 17, Eugênia Cerqueira falou sobre o projeto criado por ela, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa. 

"Quando surgiram os primeiros boletins epidemiológicos, tive, de início, uma curiosidade pessoal de observar se Belo Horizonte estava seguindo as tendências de outras metrópoles. Então, acabei me inspirando em plataformas desenvolvidas em outras cidades, que monitoravam o avanço da covid-19 por CEP", explicou a pesquisadora, sobre o surgimento da plataforma.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Segundo os atualizados nessa quarta-feira, 16, Belo Horizonte já registrou 38.166 casos da doença e 1.136 mortes. 

Produção de Tiago de Holanda