Pesquisadoras apresentam na UFMG trabalho da Unesco sobre história da África

Grupo internacional integrado por Vanicléia Santos, da Fafich, vai se reunir na quarta, 27, no CAD 2, campus Pampulha

..
Oito primeiros volumes: projeto foi iniciado na década de 1960Unesco

As mulheres integrantes do comitê científico internacional que elabora a coleção História Geral da África, organizada pela Unesco, vão apresentar o volume 9 da coleção em evento no campus Pampulha, na próxima quarta-feira, 27. O encontro será no auditório A102 do CAD 2, a partir das 19h.

A apresentação será conduzida pelas professoras Vanicléia Santos, do Departamento de História da Fafich, Pinkie Mecgwe, da Universidade de Joanesburgo (África do Sul), Yolanda Wood, da Universidade de Havana (Cuba), Faranirina Rajoanah e Catherine Coquery-Vidrovitch, ambas da Universidade de Paris Diderot (França), e Sheila Walker, fundadora da ONG internacional Afrodiaspora.

O evento integra a programação da Reunião do Comitê Científico Internacional do Projeto do Volume 9, que tem início hoje e segue até quarta-feira, na Escola de Direito Dom Helder, em Belo Horizonte. Trata-se da primeira apresentação mundial dos trabalhos realizados nos últimos seis anos pelo Comitê, que resultou em três novos volumes da coleção (9, 10 e 11).

Livre de estereótipos
Iniciada em 1964, a produção da coleção História Geral da África (HGA) tem o objetivo central de contar a história do continente na perspectiva dos próprios africanos, livre de estereótipos e do olhar estrangeiro.

O comitê científico é responsável por formar a equipe de elaboração, determinar o plano geral e a estrutura do volume e assegurar a revisão, a edição e a aprovação de todas as contribuições. O comitê para redação e publicação do Volume 9 da HGA tem 19 membros – 16 deles permanentes e três associados, que representam diversas regiões do mundo e disciplinas científicas.

A escolha do Brasil para abrigar a reunião desta semana está relacionada ao papel importante do país na Diáspora Africana – o Brasil reúne a maior população originária da África no mundo. Só nas Américas, estima-se que existam cerca de 200 milhões de pessoas que se identificam como afrodescendentes.

Vanicléia Santos é coeditora do Volume 10, ao lado de Mamadou Diouf, da Universidade de Columbia (EUA), com quem também coordena a seção sobre Mapeamento da diáspora africana. Ela está entre as conferencistas da reunião do Comitê Científico Internacional.

As informações sobre o evento, que se inicia hoje, incluindo o caminho para a inscrição, estão disponíveis no site da Dom Helder Câmara.

Com informações da Escola de Direito Dom Helder