Extensão

Pesquisadoras discutem presença de mulheres nas ciências exatas

Edição do Café Controverso ocorre neste sábado, no Espaço do Conhecimento

Laboratório de Química da UFMG
Pesquisadora em laboratório de Química da UFMG Foca Lisboa / UFMG

Apenas 35% dos alunos de cursos de graduação nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (stem, sigla em inglês) são do gênero feminino, de acordo com a entidade ONU Mulheres. O problema tem raízes no ensino básico e chega até o mercado de trabalho, onde elas também estão em menor número nesses setores, que englobam diferentes campos do saber e geram cada vez mais oportunidades.

O tema será discutido neste sábado, 30, no Café Controverso: diálogos do movimento, do Espaço do Conhecimento UFMG. Na mesa Mulheres no stem: liderança e reconhecimento nas exatas, serão abordadas a trajetória e a experiência de mulheres inspiradoras que atuam nesses campos.

As convidadas são Sylvia dos Anjos, doutora em geologia pela Universidade de Illinois (EUA) e gerente de Aplicações Tecnológicas de Libra da Petrobras, e a professora Vanya Pasa, do Departamento de Química, que coordena os laboratórios de Produtos de Biomassa e de Ensaios de Combustíveis da UFMG.

O debate, promovido em parceria com a Petrobras, começa às 10h, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700). O evento é gratuito e aberto ao público, que poderá participar com perguntas às especialistas. 

Com Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG