Pesquisa e Inovação

Pesquisadores brasileiros e portugueses se reúnem em colóquio para debater viés identitário da alimentação

sadsadsadsad
Cilene Ribeiro / Diaita

Com mais de 20 palestras programadas para três dias da próxima semana, o colóquio internacional Comer e ser: patrimônio material e imaterial da alimentação discutirá a relação da alimentação com a saúde e a literatura, entre outras áreas, pondo em evidência aspectos culturais e históricos dessas conexões. O evento será realizado de segunda, 6, até quarta, 8 de junho, no auditório Baesse, da Fafich, e no auditório 2001,da Fale, campus Pampulha.

Organizado pelo Scientia – Grupo de Teoria e História da Ciência, o colóquio será realizado concomitantemente ao Encontro de Pesquisa em História da UFMG (Ephis). Na abertura do evento, na segunda-feira, às 14h, no auditório Baesse, pesquisadoras das universidades de Coimbra e de Nova de Lisboa, integrantes do projeto Diaita – Patrimônio Alimentar da Lusofonia, falarão sobre a cultura alimentar dos países falantes da língua portuguesa. Ao todo, nove pesquisadores do grupo participarão do colóquio.

As palestras foram agrupadas em cinco eixos: alimentação e patrimônio, alimentação e saúde, alimentação e leituras, alimentação e fazeres e alimentação e cultura. Após a abertura, às 15h, começarão os debates do primeiro eixo, sobre temas como a propriedade intelectual na gastronomia, hortaliças não convencionais e a culinária mineira.

Na terça e na quarta-feira, serão abordados temas como saúde e dieta de povos de diferentes momentos históricos, produção de cervejas e queijos artesanais e a ceia retratada na Odisseia, poema épico do grego Homero.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail coloquiocomereser@gmail.com, por meio do qual também é possível obter mais informações. Serão emitidos certificados para ouvintes.

Confira a programação.

O grupo
O Diaita é um grupo interdisciplinar composto de pesquisadores portugueses e brasileiros que realiza levantamento do patrimônio identitário dos padrões alimentares nos dois países. Os trabalhos abrangem desde o estudo e a tradução de fontes escritas – como os textos clássicos, gregos e latinos, matriciais para o conhecimento do padrão alimentar mediterrânico – até a análise de fontes materiais e iconográficas.