Pesquisa e Inovação

Pesquisadores convocam voluntários para pesquisa sobre informações nos rótulos de alimentos

Por meio de aplicativo gratuito, grupo da Faculdade de Farmácia investiga compreensão dos dados nutricionais dos alimentos vendidos em supermercado

Para auxiliar os consumidores na compreensão das informações nutricionais presentes nos rótulos de alimentos vendidos em supermercado, um grupo de pesquisadores da Faculdade de Farmácia desenvolveu o aplicativo RotulApp. Por meio dos códigos de barra dos produtos, o RotulApp verifica a presença de nutrientes em excesso, como açúcares; gordura saturada e sódio em alimentos processados e ultraprocessados. O recurso é gratuito e está disponível para dispositivos Android.

O RotulApp conta com mais de 3300 produtos alimentícios industrializados. Ao ser usado pelos usuários no momento das compras no supermercado, o aplicativo paralelamente abastece a pesquisa de Alessandro com informações sobre a eficácia das diferentes opções de “rotulagem nutricional frontal” atualmente em uso no Brasil e na América Latina, aspecto que é o foco da pesquisa. Para isso, ao fim do uso, o aplicativo pede que os usuários respondam a um questionário. 

Alessandro Sales desenvolveu o projeto como parte do doutorado que realiza no Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos (PPGCA), no âmbito do grupo Pesquisa em Ciência de Alimentos e Nutrição (PeCAN), que estuda a rotulagem dos alimentos e formas de comunicação das informações nutricionais, além de potenciais problemas relacionados à utilização das informações básicas disponibilizadas nos produtos. O projeto de pesquisa é financiado pelo Ministério da Saúde/CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Na fase final da pesquisa - o aplicativo vai coletar até o fim de março - o grupo faz um apelo para que mais pessoas baixem o aplicativo e, sobretudo, respondam às questões enviadas pelo grupo no próprio sistema para contribuir com o projeto. Em vídeo produzido pela TV UFMG, Alessandro Sales explica os objetivos da pesquisa, o funcionamento do aplicativo e fornece instruções para a participação dos voluntários.

Equipe: Renata Valentim (produção, imagens e edição de conteúdo) e Otávio Zonatto (imagens e edição de imagens)