Pesquisa e Inovação

Rede de estudos sobre democracia e desinformação inicia ciclo de debates nesta sexta

Discussões estão alinhadas com as inciativas que integram programa da UFMG de formação cidadã

Ernesto Perini-Santos, professor do Departamento de Filosofia que participa da primeira sessão dos debates, é um dos organizadores do ciclo Foto: Arquivo pessoal

No decorrer das próximas semanas, a Rede de Estudos sobre Democracia e Desinformação (REDD) da UFMG – grupo de pesquisa ligado ao Programa de Pós-graduação em Filosofia – promoverá um ciclo de debates sobre o tema. Participarão professores dos departamentos e das iniciativas da UFMG envolvidos no projeto Formação cidadã em defesa da democracia.

Em cada encontro, realizado presencialmente em diferentes espaços da Universidade, dois convidados  vão apresentar suas perspectivas sobre o tema em exposições de até 30 minutos. Em seguida, haverá um debate, totalizando duas horas de discussões. O evento tem a coordenação de André Joffily Abath e Ernesto Perini-Santos, docentes do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG.

O primeiro debate da série será já nesta sexta-feira, 1º de setembro, das 11h às 13h, na Faculdade de Direito, com o tema Desinformação e governo eletrônico: dinâmicas de grupos e de poder, crise do conhecimento e da mediação. Os debatedores são o professor Virgilio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e o próprio Ernesto Perini. O evento é aberto ao público.

Enfrentar o desafio
Os organizadores do ciclo afirmam que, apesar do consenso de que a desinformação precisa ser combatida, a compreensão adequada do conceito de desinformação e dos mecanismos por meio dos quais ela atua ainda representa um claro desafio para as sociedades contemporâneas.

“A complexidade de fatores que convergem na produção e na difusão em massa da desinformação, assim como na larga adesão a ela, exige um tratamento interdisciplinar e borra as fronteiras entre as áreas tradicionais da pesquisa acadêmica na medida em que envolve, por um lado, a tecnologia dos sistemas de big data, a algoritmização das escolhas, a possibilidade de governamentalidade algorítmica e, por outro, a organização da extrema-direita em torno de uma agenda transnacional, o financiamento de redes estratégicas de produção e difusão de desinformação com finalidade política, entre outros fatores”, discorrem os organizadores.

Segundo eles, é nesse contexto que se situa a atuação da REDD, promotora do ciclo de debates. “Um primeiro objetivo do grupo é centralizar os esforços de pesquisadores dos diversos departamentos da UFMG engajados com o tema e fortalecer a rede local de debates com o intuito de dialogar com centros de pesquisa nacionais e internacionais que se dedicam ao tema da desinformação”, demarcam.

O ciclo de eventos ocorre em sintonia com a parceria firmada entre a UFMG e o Supremo Tribunal Federal (STF) com vistas ao combate à desinformação.

Das ruas para as redes?
Já estão agendados novos debates para as próximas semanas. No dia 15 de setembro, às 11h, Marcus Abílio Gomes Pereira, do Departamento de Ciência Política da Fafich, e Rita Velloso, da Escola de Arquitetura, vão tratar de Comunicação política, desinformação e mobilização: teria o embate migrado das ruas para as redes?, na Escola de Arquitetura.

Na sexta seguinte, dia 22, no mesmo horário, a professora Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social da Fafich, a pesquisadora Veronica de Souza Campos, vinculada à REDD, e André Joffily Abath, professor do Departamento de Filosofia, vão discutir os Desafios da desinformação e seus efeitos sobre a nossa compreensão do mundo no Centro Cultural UFMG.

Outros debates que comporão o ciclo ainda estão sendo definidos.