Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UFMG descobrem maior vírus já identificado no planeta

Feito abre portas para desenvolvimento de testes e diagnósticos mais eficazes contra doenças como a dengue

Pesquisadores liderados pelo professor professor Jônatas Abrahão, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, identificaram os maiores vírus já isolados no mundo. O Tupanvírus, nome dado em referência a Tupã, deus guarani do trovão, foi encontrado em ambientes aquáticos extremos. 

O primeiro vírus foi achado nas lagoas salinas do Pantanal, e o segundo estava presente em amostras coletadas a três mil metros de profundidade, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. O estudo deu origem a  artigo publicado na revista Nature Communications. Assista à entrevista feita com o professor Abrahão pela TV UFMG.

O vírus gigante foi descoberto por integrantes do Grupo de Estudo e Prospecção de Vírus Gigantes (GEPVIG) em parceria com pesquisadores da Aix-Marseille Université, na França. A descoberta faz parte de projeto que tem como objetivo desenvolver testes e diagnósticos mais eficazes para doenças como a dengue, com base na produção de proteínas em micro-organismos gigantes. 

O GEPVIG, criado em 2011, é pioneiro, no Brasil, no isolamento e caracterização de vírus gigantes e foi responsável pela descoberta do Samba Vírus, originário da Amazônia, e o vírus Rio Negro, que não é gigante, mas é um virófago capaz de parasitar um vírus gigante. O Samba Vírus foi tema de reportagem publicada no Portal UFMG, em 2014.

Ficha técnica

Entrevistado: Jônathas Abrahão – professor do ICB/UFMG
Produção: Gabriel José
Reportagem: Ludmilla Cabral
Imagens: Antônio Soares
Edição: Otávio Zonatto