Arte e Cultura

Pesquisadores do Teatro e da Música apresentam performance no Teatro Universitário

A montagem é inspirada em obra de Nietzsche e quadro de Salvador Dali

O termo "performance" é marcado por controvérsias, um conceito aberto a diferentes expressões artísticas e que extrapola o campo das artes. A linguagem e a estética performática marcam diversas criações contemporâneas e são a base criativa do grupo Quadrúpede, formado pelos pesquisadores e artistas Roberson Nunes, Leandro Souza, Arícia Ferigato, Marina Mattiello e Marco Antônio.

No vídeo produzido pela TV UFMG, o diretor Roberson Nunes explica as potencialidades da perfomance e apresenta a primeira produção artística do grupo: “O homem é uma corda, atada entre o animal e o super-homem – uma corda sobre um abismo”.

A montagem tem como inspiração a obra “Assim Falou Zaratustra”, de Friedrich Nietzcsche; o quadro “Dream Caused by the Flight of a Bee around a Pomegranate, a Second before Waking Up” de Salvador Dalí; além de obras de outros artistas como John Cage; Meredith Monk e Otomo Yoshihide. Nela, sentidos e elementos performáticos, com destaque para os sonoros, misturam-se entre os participantes da obra, dentre eles bailarinos, músicos e atores.

A montagem estreia amanhã, 20, às 18h, no Teatro Universitário da UFMG. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

Entrevistado: Roberson Nunes (professor de teatro do Centro Pedagógico da UFMG)
Produção: Renato Temponi
Reportagem: Gabriel José