Pessoas com Transtorno do Espectro Autista poderão solicitar marmitex nos RUs

Serviço começa a ser oferecido na segunda-feira, dia 8; ação é resultado de parceria da UFMG e Fump com coletivo autista

O Setorial 1, que funciona durante as férias acadêmicas, é um dos restaurantes que oferecerão o serviço Lucas Braga | UFMG

Os integrantes da comunidade da UFMG com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão solicitar marmitex nos Restaurantes Universitários (RUs) no horário de almoço. A ação terá início nesta segunda-feira, 8 de janeiro, nos bandejões de Belo Horizonte e do campus Montes Claros. O projeto é uma parceria do Coletivo Autista da UFMG com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Os marmitex serão produzidos pelos restaurantes. A retirada pelo solicitante ou acompanhante será feita no próprio RU após o pagamento no caixa prioritário e apresentação do Cartão de Acessibilidade ou Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), acompanhada do documento de identidade com foto. O marmitex será oferecido de segunda a sexta-feira, no horário do almoço, exceto em feriados, conforme a rotina dos restaurantes.

O novo serviço tem o objetivo de propiciar mais conforto aos membros da UFMG com Transtorno do Espectro Autista que frequentam os RUs, melhorando seu bem-estar e a qualidade do seu horário de refeição. Além do marmitex, as pessoas com TEA também contam com mesas reservadas nos restaurantes, posicionadas mais ao fundo dos salões e mais próximas às janelas.

Pedidos diários
Os interessados precisam fazer o pedido diariamente. O formulário ficará disponível das 7h às 10h para registro das solicitações, de segunda a sexta-feira. Para optar pelo marmitex, a pessoa ou acompanhante deve entrar no Portal da Fump, clicar no banner marmitex nos RUs para pessoas com TEA, na página inicial, e preencher o formulário. O usuário deve ficar atento à opção de proteína animal ou vegetal e aos termos de solicitação e enviar o formulário para concluir o pedido.

Funcionamento nas férias
Até 4 de março, somente o RU Setorial I funcionará no campus Pampulha, das 10h30 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. O RU Setorial II, também na Pampulha, ficará fechado até o início do semestre letivo, assim como o bandejão da Faculdade de Direito.

O almoço no RU do campus Saúde não tem alteração, funcionando também das 10h30 às 14h, de segunda a sexta-feira. O RU ICA, no campus Montes Claros, serve almoço das 11h às 13h30, de segunda a sexta-feira.

Com Assessoria de Comunicação da Fump