Meio Ambiente

Planejamento equivocado transforma chuva em inimiga

Desmatamento e canalização de córregos contribuem para mortes e destruição na capital mineira

Já são 60 mortes e mais de 26 mil pessoas desalojadas em Minas Gerais desde a chuva do dia 24 de janeiro, segundo a Defesa Civil. O estado decretou situação de emergência em 196 municípios para facilitar a aquisição de recursos da União. Belo Horizonte é uma das cidades mais castigadas, com 13 mortes e várias inundações. 

Roberto Andrés, professor da Faculdade de Arquitetura da UFMG, e Apolo Heringer, idealizador do projeto Manuelzão, que atua na melhoria das condições ambientais da Bacia do rio das Velhas, explicam as causas dessa destruição em Belo Horizonte e discutem os danos causados pelo desmatamento das cabeceiras e canalização dos córregos na região.

Entrevistados: Apolo Heringer, idealizador do projeto Manuelzão,  e Roberto Andrés, professor da Escola de Arquitetura da UFMG.

Ficha técnica: Diogo Diniz, Leonardo Milagres e Daiany Nogueira (produção), Artur Horta e Daiany Nogueira (reportagem), Lucas Tunes e Antônio Soares (imagens), Marcia Botelho (edição de imagens), Luciana Julião (edição de conteúdo).