Política de divulgação científica da UFMG será apresentada em encontro nacional

Cláudia Mayorga, Débora Reis e Yurij Castelfranchi participam do evento, neste fim de semana, em São Paulo

UFMG Jovem terá sua 23ª edição virtual, nos dias 22 e 23 de setembro
Estande da UFMG Jovem, que reúne trabalhos de estudantes da educação básica de Minas Gerais Divulgação

No próximo sábado e domingo (27 e 28 de agosto), pesquisadores, estudantes, divulgadores de ciência profissionais e amadores, de diversos meios de comunicação, estarão reunidos em São Paulo para mais uma edição do Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência, promovido pelos parceiros Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Princípia e rede ComCiência. Os professores Débora D’Avila Reis, ex-diretora de Divulgação Científica da UFMG (gestão 2018-2022), Yurij Castelfranchi, coordenador do curso Amerek, especialização em Comunicação Pública da Ciência, e a pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga, vão participar de mesas de debate nos dois dias do encontro.

Segundo a professora Cláudia Mayorga, que estará na mesa de abertura, no dia 27, às 9h30, a ideia é apresentar o processo de construção da política de divulgação científica da UFMG, “iniciativa pioneira e dialógica, alinhada com as diretrizes da extensão universitária”.

No debate Diálogos possíveis entre universidade e divulgadores, Mayorga pretende abordar a demanda social cada vez mais crescente por informações sobre ciência, e como a universidade precisa estar preparada para responder à questão, “especialmente porque isso exige uma articulação entre diversas áreas do conhecimento, o que deixa explícita a necessidade de um trabalho em rede”.

Ao lado de Paulo Nussenzveig (USP) e do mediador José de Moura Leite Netto (RedeComCiência), a pró-reitora vai apresentar também as diversas atividades de divulgação da ciência desenvolvidas pela UFMG, como a Formação Transversal em Divulgação Científica, a Feira UFMG Jovem, a Rede de Museus e a especialização em Comunicação Pública da Ciência – Amerek.

Museus, teoria e prática
Na parte da tarde, às 13h30, a professora Débora D’Ávila Reis participará da mesa Museus e centros de ciências como espaço de divulgação científica. Os participantes vão tratar desses espaços de educação não formal e de seu papel na divulgação, além de possíveis parcerias.

Débora estará acompanhada de Joice Bispo Santos (Museu Goeldi), Maria Alice da Silva Paulino (Centro de Ciência e Saberes Karapanã) e Luiz Bento (Cecierj), mediador.

No domingo, às 16h30, o professor Yurij Castelfranchi vai participar do último debate, sobre o tema A teoria e a prática na divulgação científica, ao lado de Germana Barata (Unicamp) e Carla Almeida (Fiocruz). A mediadora será Graciele Almeida de Oliveira (RedeComCiência e Fundação Carlos Chagas). Os debatores vão mostrar como a pesquisa realizada sobre divulgação de ciências, avaliação de materiais, alcance e interesse dos públicos pode contribuir para a prática dos divulgadores.