Notícias Externas

Por uma perspectiva social sobre o coronavírus

Cientistas sociais se mobilizam para identificar grupos vulneráveis diante da pandemia

O professor do Departamento de Sociologia da UFMG Marden Campos
O professor do Departamento de Sociologia da UFMG Marden Campos Arquivo pessoal

A pandemia do novo coronavírus é uma crise sanitária que tem mobilizado cientistas em todo o mundo. Mas, apesar de ser um problema de saúde, seus efeitos também têm sido estudados por outras áreas do conhecimento. É o caso das ciências sociais, que, neste momento crítico com tantos contaminados e mortos, têm se voltado para o estudo da situação social em meio à pandemia. 

Para entender por que é importante analisar os efeitos do coronavírus por uma perspectiva social, a Rádio UFMG Educativa conversou com professor do Departamento de Sociologia da UFMG Marden Campos. Ele ressaltou que, entre as muitas pesquisas na área das ciências sociais, uma discussão que tem merecido destaque é a do isolamento social. A recomendação de autoridades de saúde para que a população fique em casa é muito importante para o combate ao coronavírus, mas é preciso que o poder público crie condições para isso.

O professor também falou sobre Observatório Social da Covid-19, uma iniciativa do Departamento de Sociologia da UFMG criada com o objetivo de discutir a crise do coronavírus pelo olhar das ciências sociais e apoiar a formulação de políticas públicas, principalmente para as populações mais vulneráveis, no contexto de pandemia.

Ouça a reportagem de Camila Meira