Formas de Ingresso

Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável oferece 72 vagas

Inscrições prosseguem até segunda, 13 de junho; programa contempla três áreas de estudo

Interior da Escola de Arquitetura UFMG
Interior da Escola de Arquitetura da UFMG
Lucas Braga | UFMG

Até segunda-feira, 13, o Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG recebe inscrições para o seu processo seletivo.

São oferecidas 72 vagas (48 para o mestrado e 24 para o doutorado), distribuídas em três linhas de pesquisa: Memória e patrimônio cultural, Paisagem e ambiente e Tecnologia do ambiente construído.

Conforme o edital, os candidatos devem pagar taxa de inscrição de R$ 188,94 e preencher o formulário eletrônico disponível na página do programa.

O processo seletivo consiste em análise curricular, exame do plano de pesquisa e arguição. O resultado final será divulgado no dia 25 de julho. Mais informações podem ser obtidas também no perfil do programa no Instagram.

Linhas de pesquisa
A linha Memória e patrimônio cultural abriga o debate atualizado acerca da gestão, preservação e interpretação do patrimônio cultural. A pesquisa deve focalizar a escala do território urbanizado, suas relações intrínsecas com a paisagem, os bens móveis e integrados, as coleções, a arte e as relações imateriais.

Estudos em Paisagem e ambiente tratam de questões relacionadas ao ambiente como suporte dos seres vivos e à paisagem como fragmento do ambiente, habitada pelos seres humanos. A pesquisa deve se fundamentar na premissa de que o ambiente inter-relaciona o indivíduo, a coletividade e o meio, fundando a territorialidade humana.

Na linha Tecnologia do ambiente construído, o objeto de pesquisa é a tecnologia para identificação, concepção, planejamento, produção, manutenção e gestão de ambientes. As investigações devem se destinar à aplicação de ferramentas para o aumento da complexidade da abordagem técnica, visando novas tecnologias para o planejamento urbano e a gestão das cidades inteligentes e sustentáveis.