Formas de Ingresso

Pós-graduação em Ciência da Computação lança edital de processo seletivo

Inscrições para o mestrado já estão abertas

Sala de estudos do curso de ciência da computação, localizada no ICEx
Ambiente de estudos do Curso de Ciência da Computação, localizada no ICEx Lucas Braga | UFMG

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG divulgou os editais de inscrições para o seu processo seletivo de 2022.  Até 24 de janeiro, estão abertas as inscrições para os candidatos ao curso de mestrado para ingresso no primeiro semestre. O doutorado, por sua vez, recebe inscrições de 1º de fevereiro a 30 de novembro. As inscrições devem ser feitas na página do PPGCC na web, por meio do preenchimento de formulário eletrônico e submissão dos documentos solicitados.

Dois editais regem o processo seletivo. O regular é destinado ao ingresso dos alunos no primeiro e segundo semestres letivos de 2022. O edital suplementar ofertará, para ingresso no primeiro semestre, duas vagas para o mestrado e duas para o doutorado – uma para indígenas e outra para pessoas com deficiência em ambas as modalidades.

Os candidatos interessados em participar da seleção para o primeiro semestre deverão se inscrever de imediato, enquanto os candidatos do segundo semestre devem aguardar a divulgação do processo seletivo no site do programa.

Vagas
Para o primeiro semestre, serão oferecidas 50 vagas para o curso de mestrado, 10 reservadas para candidatos autodeclarados negros. Para o segundo semestre, serão ofertadas 30 vagas – seis reservadas para a heteroidentificação racial. No caso do doutorado, serão 40 vagas, oito para os candidatos negros.

A seleção do mestrado consiste em duas etapas: a primeira, eliminatória e classificatória, prevê a apresentação de pré-projeto de pesquisa em Ciência da Computação; a segunda, classificatória, consiste na análise da formação acadêmica e do curriculum vitae dos aprovados na primeira etapa. No doutorado, o processo seletivo ocorrerá em regime de fluxo contínuo e constará de etapa única, de caráter eliminatório.