Formas de Ingresso

Pós-graduação em Ciências e Técnicas Nucleares seleciona para mestrado e doutorado

Candidatos podem se inscrever, pessoalmente ou pelo site do Programa, até 27 de junho

Curso é ofertado na Escola de Engenharia, no campus Pampulha
Programa é sediado na Escola de Engenharia, no campus Pampulha Lucas Braga | UFMG

O Programa de Pós-graduação em Ciências e Técnicas Nucleares (PCTN) da UFMG recebe, até 27 de junho, inscrições de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado, para ingresso no segundo semestre de 2022. São oferecidas 20 vagas: 11 para o mestrado e nove para o doutorado. Conforme prevê a Resolução 02/2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, quatro vagas (duas em cada nível) serão reservadas a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos).

As inscrições poderão ser feitas na Secretaria do Programa (Bloco 4, sala 2299, Escola de Engenharia, campus Pampulha), de segunda a sexta-feira, exceto feriados e recessos acadêmicos, das 9h às 12h e das 14h às 16h. Também é possível se inscrever pela internet, no site do PCTN, onde também está disponível o edital que rege o processo seletivo.

Linhas de pesquisa
Vinculado ao Departamento de Engenharia Nuclear da Escola de Engenharia da UFMG, o PCTN conta com cinco linhas de pesquisa: Aplicações das radiações ao meio ambiente, Aplicações das radiações à biomédica, Dosimetria, radioproteção e instrumentação nuclear, Avaliação tecnológica, sócio-energética e ambiental de sistemas de produção de energias e Tecnologia de reatores nucleares e ciclos do combustível. No site do Programa, é possível consultar mais informações.