Formas de Ingresso

Pós-graduação em Direito abre inscrições para mestrado e doutorado

Processo seletivo conta com mais de 180 vagas distribuídas em 42 áreas de estudo

Prédio da Faculdade de Direito da UFMG, localizado no centro de Belo Horizonte
Prédio da Faculdade de Direito da UFMG, localizado no centro de Belo Horizonte Lucas Braga | UFMG

Estão abertas, até 24 de setembro de 2021, as inscrições para o mestrado e o doutorado em Direito, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. 

Dois editais regem o processo seletivo: o regular oferece 120 vagas para o mestrado e 69 para o doutorado, que serão distribuídas entre quatro linhas de pesquisa e 42 áreas de estudo. A relação de cada área com o número de vagas ofertadas pode ser conhecida no Anexo II do edital.

Destinado a estudantes indígenas e pessoas com deficiência, o edital suplementar disponibiliza 16 vagas, que serão divididas igualmente entre os cursos, áreas de concentração e grupos de candidatos. O arquivo com a proporção de vagas por especialização também foi disponibilizado para essa modalidade.

Para se inscrever, o candidato deve preencher formulário eletrônico e submeter os documentos requisitados em formato PDF. O valor da taxa de inscrição é de R$172,35. Candidatos em situação socioeconômica desfavorável poderão solicitar isenção até 15 dias antes do término das inscrições.

Todo o cadastro, assim como as etapas de análise preliminar, prova oral, arguição e defesa do projeto de pesquisa, serão realizadas de forma virtual. Outras informações estão no site do programa de pós-graduação, que abriga os editais, anexos e formulários relacionados ao processo.