Formas de Ingresso

Pós-graduação em Estudos Linguísticos lança edital de seleção para mestrado e doutorado

Inscrições começam no próximo dia 20

Linguística Teórica e Descritiva, Linguística do Texto e do Discurso e Linguística Aplicada são áreas ofertadas pela Pós-graduação da Fale
Placa sinaliza localização da Faculdade de Letras: Linguística Teórica e Descritiva, Linguística do Texto e do Discurso e Linguística Aplicada são áreas ofertadas pela pós-graduação Lucas Braga | UFMG

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Faculdade de Letras (Fale) divulgou o edital de seleção para mestrado e doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2023. São oferecidas 66 vagas para mestrado e 38 para doutorado – 21 (mestrado) e 13 (doutorado) estão reservadas para candidatos autodeclarados negros.

Do edital suplementar, duas vagas de mestrado e três de doutorado são reservadas a indígenas e pessoas com deficiência, sendo uma modalidade por grau acadêmico. Os candidatos devem cumprir os critérios exigidos em cada modalidade de vaga selecionada.

As inscrições estarão abertas de 20 de julho a 18 de agosto e deverão ser realizadas exclusivamente por meio do link que ficará disponível no site do Programa. O valor da taxa de inscrição é de R$188,94, e o pagamento deverá ser feito mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU).

Serão isentos de pagamento candidatos cuja situação econômica justifique a gratuidade da inscrição, o que deverá ser solicitado à Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) pelo menos 15 dias corridos antes do encerramento do período das inscrições do processo seletivo.

Os candidatos deverão optar por uma das três áreas de concentração no momento da inscrição: Linguística Teórica e Descritiva, Linguística do Texto e do Discurso e Linguística Aplicada. As seleções serão realizadas em duas etapas. A primeira abrange análise do projeto de pesquisa (eliminatória) e a segunda, de análise do currículo Lattes (classificatória). O resultado final será divulgado no dia 7 de dezembro.

Mais informações podem ser obtidas no site do Poslin ou solicitadas pelo e-mail poslin@letras.ufmg.br.