Formas de Ingresso

Pós-graduação em Estudos Literários publica editais de seleção para mestrado e doutorado

Inscrições terão início no dia 26 de setembro; há vagas reservadas para candidatos negros, indígenas e com deficiência

Faculdade de Letras, no campus Pampulha abriga o Póslit
Faculdade de Letras, no campus Pampulha, abriga a Pós-graduação em Estudos LiteráriosFoca Lisboa | UFMG

De 26 de setembro a 25 de outubro, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Pós-graduação em Letras – Estudos Literários (Pós-Lit), ofertado pela Faculdade de Letras. São 69 vagas para o mestrado e 42 para o doutorado (44 estão reservadas para candidatos autodeclarados negros, 24 no mestrado e 20 no doutorado), com ingresso no primeiro semestre letivo de 2023. No mesmo período, também estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e pessoas com deficiência, conforme edital suplementar.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente por meio de envio do formulário eletrônico disponível no site do programa, onde os candidatos encontram os editais com as orientações relativas aos critérios de seleção e documentação necessária.

O Pós-lit tem cinco áreas de concentração: Literatura Brasileira, Literaturas Clássicas e Medievais, Literaturas de Língua Inglesa, Literaturas Modernas e Contemporâneas e Teoria da Literatura e Literatura Comparada. São sete linhas de pesquisa: Edição e recepção de textos literários, Literatura e políticas do contemporâneo, Literatura e psicanálise, Literatura, história e memória cultural, Literatura, outras artes e mídias, Poéticas da modernidade e Poéticas da tradução.

Taxa de inscrição e isenção
O valor da taxa de inscrição é de R$ 188,94, e o pagamento deverá ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). A isenção da taxa poderá ser solicitada à Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) ao menos 15 dias corridos antes do encerramento do período das inscrições. A isenção é concedida ao candidato que comprovar a necessidade da gratuidade, de acordo com sua situação socioeconômica. Mais informações sobre o processo relacionado à isenção podem ser obtidas no site da Fump ou pelo e-mail acolhimento@fump.ufmg.br.

Provas
As provas serão realizadas em duas etapas, no formato virtual, por meio do sistema Fale Virtual, vinculado a uma sala de videoconferência. No dia 12 de novembro (sábado), a partir das 14h (horário oficial de Brasília), ocorrerá a prova on-line, escrita, específica da área de concentração escolhida pelo candidato. O resultado dessa primeira etapa será divulgado no dia 25 de novembro, a partir das 17h, na página do Pós-lit. A segunda etapa será uma arguição oral, também no formato virtual, sobre aspectos teóricos, conceituais e metodológicos do projeto inicial de dissertação ou de tese do candidato.

Para ter acesso à plataforma virtual, os candidatos com inscrições deferidas receberão, por e-mail, login, senha e as instruções para acessar o ambiente virtual do processo seletivo. O resultado final será divulgado no dia 16 de dezembro, a partir das 17h, na página do Pós-lit.

40 anos
Ao longo de quatro décadas, o programa consolidou sua relevância na área e um perfil próprio, reconhecido em todo o Brasil.  A internacionalização já fazia parte das atividades do curso, por meio de convênios, projetos conjuntos e participação de professores visitantes desde a década de 1970, intensificando-se a partir de meados da década de 1980. A transdisciplinaridade é traço definidor e se manifestou já na delimitação das linhas de pesquisa em 1993. De lá para cá, passou por uma revisão completa de sua estrutura, como forma de concentrar esforços em manter-se à altura dos padrões de excelência na área.